Conheça os 5 principais tipos de planos de saúde existentes

tipos de planos de saúde
6 minutos para ler

A saúde da sua família é um assunto muito sério e, por isso, é muito importante que você tome todos os cuidados necessários para garantir o bem-estar daqueles que tanto ama.

Não é segredo para ninguém que procedimentos médicos — de consultas a cirurgias —, são bastante onerosos. Portanto, se você não estiver preparado financeiramente para arcar com essas despesas, terá que recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) que, infelizmente, não tem a estrutura necessária para oferecer o melhor atendimento.

Nesse momento, os planos de saúde aparecem como uma solução eficaz, garantindo o acesso a clínicas de qualidade e o suporte de bons profissionais sem comprometer o orçamento. E, para ajudá-lo a escolher a opção ideal para a sua família, listamos os 5 principais tipos de planos de saúde existentes. Continue a leitura e saiba mais!

1. Ambulatorial

O plano de saúde ambulatorial apresenta um perfil mais simples, ou seja, oferece uma cobertura médica reduzida e uma lista de opções de serviços menor quando comparada aos benefícios de outros tipos de planos. No entanto, é justamente essa característica que faz com que o seu custo seja reduzido.

Uma vez que a cobertura é focada apenas em consultórios, ambulatórios e clínicas, o atendimento hospitalar não é completo. Nesse caso, vale a pena fazer uma boa análise junto à corretora para verificar quais itens são disponibilizados aos pacientes.

Entre as principais categorias de atendimento asseguradas pelo plano ambulatorial, podemos destacar:

  • consultas ilimitadas com médicos credenciados;
  • consultas de pré-natal;
  • exames complementares;
  • atendimento de emergência e urgência — por até 12 horas;
  • radioterapia, hemodiálise, diálise e demais procedimentos específicos.

Como é possível observar, mesmo que você não disponha de muitos recursos, sempre existe a possibilidade de contratar um plano de saúde que atenda às suas principais necessidades médicas. O segredo é fazer uma pesquisa cuidadosa antes de fechar o contrato.

2. Hospitalar sem obstetrícia

As grávidas precisa ter atenção especial ao optar por esse tipo de plano de saúde, já que algumas situações não recebem cobertura — especificamente nesse caso, é importante observar que o plano não cobre consultas e exames fora do período de internação.

Entre os benefícios oferecidos pelo plano hospitalar sem obstetrícia, podemos destacar: atendimento ilimitado de diárias hospitalares, inclusive em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), realização de procedimentos como transfusões, quimioterapia e radioterapia, e atendimento aos casos de emergência e urgência que evoluem para internação.

Além dessas vantagens, essa opção de plano também pode incluir outros processos, como:

  • realização de exames complementares necessários durante o período de internação;
  • procedimentos especiais, como nutrição parenteral ou enteral
  • procedimentos diagnósticos e terapêuticos em hemodinâmica.

3. Hospitalar com obstetrícia

O plano hospitalar com obstetrícia é mais interessante para as mulheres que já têm a intenção de engravidar. Além de proporcionar todos os benefícios que apresentamos no plano hospitalar sem obstetrícia, o que torna essa opção mais atrativa é a possibilidade de realizar um acompanhamento gestacional com profissionais sérios e competentes.

Powered by Rock Convert

Nesse sentido, esse tipo de plano de saúde oferece cobertura para consultas, exames e todos os demais procedimentos clínicos relacionados ao pré-natal. Sem falar na assistência pós-parto à mamãe e ao recém-nascido durante todo o seu primeiro mês de vida.

E se esse diferencial já faz com que esse plano seja bastante atrativo, é interessante observar que ainda existem outras vantagens! Ao escolher essa opção, os pais ainda podem incluir o bebê como dependente sem que seja necessário cumprir o prazo de carência. Mas fique atento, pois o prazo de inscrição vale apenas para os 30 dias após o nascimento da criança.

4. Odontológico

Se você nunca sentiu uma dor de dente ou precisou tratar uma cárie, pode se sentir uma pessoa bastante privilegiada! Principalmente, se levarmos em consideração que, assim como os demais procedimentos médicos, os tratamentos dentários também demandam recursos elevados.

No entanto, a realidade é que a maioria das pessoas só se lembra de cuidar da sua saúde bucal quando passa por uma situação difícil, como a temida dor de dente. Mas, com o suporte de um plano odontológico, é possível ter acesso a diversos procedimentos realizados em consultório, como:

  • endodontia;
  • periodontia;
  • exames radiológicos;
  • pequenas cirurgias orais realizadas com anestesia local em nível ambulatorial;
  • atendimentos de emergência e urgência.

Além disso, ao contratar esse tipo de plano, você certamente vai se sentir mais motivado a cuidar da saúde dos seus dentes, pois as visitas ao dentista poderão ser facilitadas e realizadas com uma frequência mais elevada.

5. Referência

Por fim, se o seu desejo é ter um plano de saúde completo, o plano referência é a opção ideal para você! Afinal, ainda não podemos prever o que vai acontecer no futuro, não é mesmo? Sendo assim, precaver-se é a melhor atitude para assegurar o bem-estar e a qualidade de vida da sua família.

Se você é uma pessoa que gosta de manter tudo sob controle, escolher uma opção mais completa é uma forma de ter a tranquilidade que tanto busca. Nesse aspecto, a modalidade referência de plano de saúde oferece cobertura para assistência médico-hospitalar para todos os procedimentos necessários, tanto clínicos quanto cirúrgicos, sem contar os atendimentos de urgência e emergência.

Além disso, é interessante destacar que o plano referência possibilita a realização de todos os procedimentos e exames especiais que estão previstos tanto no plano hospitalar quanto no ambulatorial.

Conhecer os tipos de plano de saúde disponíveis no mercado é muito importante para selecionar a melhor opção para você e sua família. O importante é ter em mente que alguns oferecem benefícios mais reduzidos e outros nem tanto e, por isso, é essencial avaliar todas as suas necessidades para fazer uma boa escolha.

Lembre-se de levar em consideração o seu orçamento disponível e fique atento também ao prazo de carência de cada plano, do contrário, você pode ser pego de surpresa em algumas situações.

Gostou de saber mais sobre os diferentes tipos de planos de saúde e que ter acesso à alternativa que vai proporcionar mais comodidade à sua família? Então, entre em contato conosco agora mesmo para conhecer os nossos planos e as vantagens podemos oferecer para o cuidado com a sua saúde!

Banner Fale com um especialistaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-