Já fez seu check-up anual? Saiba os exames que não podem faltar!

check-up anual
6 minutos para ler

Cuidar da sua saúde é fundamental para poder ter mais qualidade de vida no seu dia a dia. Nesse sentido, realizar um check-up anual é muito importante para garantir o seu bem-estar. Além disso, é válido ressaltar que esses exames podem ajudar a diagnosticar doenças mais sérias que precisam ser identificadas o quanto antes, pois, nesses casos, o diagnóstico precoce pode ajudar a salvar uma vida.

Procurar um médico de confiança também é fundamental nesse processo. Por esse motivo, avalie a qualificação de cada um e, então, opte por aquele que lhe traz mais segurança. Afinal, é da sua saúde que estamos falando. Mas quais exames precisam ser feitos no check-up anual?

É isso que vamos explicar a você neste post. Continue a leitura e tire as suas dúvidas!

Hemograma

O hemograma é um exame que tem como principal objetivo avaliar possíveis desordens no nosso organismo, como infecções, anemia e leucemia. O lado positivo desse exame é que ele não tem contraindicações expressas, no entanto, somente o médico pode dizer se você está apto ou não para realizá-lo.

Além disso, o jejum, normalmente, é dispensado, isto é, você pode se alimentar antes ou depois do exame. Agora, se essa amostra de sangue também for utilizada para outros tipos de testes, o médico vai lhe repassar todas as orientações necessárias antes de realizá-lo.

O exame leva poucos minutos para ser realizado e a única coisa que pode levar um tempo é a espera para receber o atendimento. No mais, a coleta é rápida e prática.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma tem como finalidade avaliar a atividade elétrica de um órgão vital do nosso corpo: o coração. Por meio de um aparelho, ele desenha gráficos para passar informações a respeito de como está o coração. Nesse momento, se o paciente apresentar sopros, arritmias ou, até mesmo, infarto, esse exame indica essa característica nos gráficos, os quais são interpretados pelo profissional.

Ele pode ser realizado no próprio consultório, na clínica ou em hospitais pelo médico cardiologista. Para isso, o paciente precisa deitar-se para que seja possível conectar em seus punhos, tornozelos e peito pequenos contatos metálicos (eletrodos), que são interligados ao aparelho eletrocardiograma.

Os eletrodos são responsáveis por captar os seus batimentos cardíacos para que o exame possa registrá-los em um gráfico para, posteriormente, serem analisadas pelo médico.

Teste ergométrico

Também conhecido como teste de esforço, o teste ergométrico é responsável por medir a frequência cardíaca, a pressão arterial, o ritmo cardíaco, entre outros fatores relacionados ao coração, na realização de esforço físico gradual crescente, em uma corrida ou caminhada, na esteira ou bicicleta ergométrica. Durante o esforço físico, o profissional observa os sintomas apresentados pelo paciente.

Powered by Rock Convert

Esse exame vai avaliar a sua capacidade cardiovascular para auxiliar no diagnóstico de algumas anomalias cardíacas, como alterações na capacidade funcional respiratória e doença arterial coronariana. Além disso, eventuais sintomas que podem acompanhar a falência ventricular esquerda e sopros também podem ser detectados no teste ergométrico.

Glicemia

O exame de glicemia serve para medir os níveis de açúcar no sangue. Segundo uma pesquisa divulgada no portal de notícias R7, o Brasil é o quarto país no mundo com o maior número de pessoas diabéticas. Isso é reflexo da má alimentação que ainda se faz presente no dia a dia dos brasileiros.

Por esse motivo, o exame de glicemia precisa fazer parte do seu check-up anual. O exame é muito simples, mas há algumas exigências antes de realizá-lo, como o jejum de no mínimo 8 horas. Caso o paciente seja diabético, o jejum não é necessário, porém é importante realizar o exame antes da próxima dose de insulina.

Colesterol

Realizado por meio da coleta de sangue, o exame de colesterol tem como objetivo medir as taxas de HDL (colesterol bom), LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos nas correntes sanguíneas. Essa avaliação permite ao médico avaliar os riscos do surgimento de doenças cardiovasculares e, assim, adotar ações para diminuí-los e reduzir as taxas dessas substâncias no organismo do paciente.

Normalmente, ele prescreverá algumas medicações específicas que precisam ser ministradas adequadamente e, também, indicará uma mudança de hábitos na alimentação e atividades físicas. Nesse momento, você precisa lembrar que a prevenção é o melhor remédio e, portanto, seguir a recomendação médica é essencial para que as taxas voltem à normalidade e não ofereçam riscos à sua saúde.

Exames de fezes e urina

Os exames de fezes vai ajudar o médico a avaliar as funções digestivas do paciente, inclusive, vai indicar a existência de parasitas nas fezes e, também, a quantidade de gordura presentes nelas. O exame é muito simples e pode ser realizado por pessoas de qualquer idade.

O exame de urina ajuda a detectar problemas que podem afetar os rins e o sistema urinário. Existem três tipos principais desse exame:

  • tipo 1: analisa a presença de elementos na urina e o pH dela. Esses elementos podem ser indicativos de que algo não está bem;
  • exame de urina 24 horas: ajuda a diagnosticar problemas de perda de proteínas, filtração nos rins e, inclusive, em grávidas auxilia na identificação da pré-eclâmpsia;
  • exame de urocultura: ajuda a identificar presença de infecção na urina.

Raio-X

O exame é feito pelo técnico de radiologia para depois ser analisado pelo médico responsável. Além de ser indicado quando há fraturas, esse exame também é importante para verificar a existência de artrite, artrose, infecções, osteoporose e câncer nos ossos. Verificar o tamanho no coração, bloqueio nos vasos sanguíneos e as condições dos pulmões também é possível com o uso do raio-X.

Pessoas que não podem ser expostas à radiação, por qualquer motivo, não podem realizar esse tipo de exame. Gestantes no início da sua gravidez também deve evitá-lo, pois a radiação pode trazer malefícios ao feto.

Conforme você pôde observar, realizar o check-up anual é fundamental para cuidar bem da sua saúde e manter uma boa qualidade de vida. Caso alguma doença seja identificada, você poderá tratá-la logo no início do seu desenvolvimento, aumentando, assim, as chances de cura.

Quer realizar um check-up anual, mas quer que os exames sejam mais acessíveis? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça os planos de saúde que temos para você!

Banner Fale com um especialistaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar
-