Confira um panorama entre a saúde privada e a saúde pública

6 minutos para ler

Saúde é um assunto sério e que envolve muita atenção. Afinal, é difícil alguém negar a importância de se investir na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar. O Brasil é reconhecido pelo grande número de desafios e problemas na prestação de bons serviços e de profissionais a toda a população. São inegáveis a grande demanda e a grande sobrecarga do sistema, a partir da procura por consultas, exames, tratamentos e medicamentos.

Nessa análise, existe um paralelo muito importante entre a saúde pública e a saúde privada, com diferenças significativas entre esses 2 modelos. Você conhece qual o panorama desse mercado? Quais as diferenças ao se contratar um plano de saúde particular? Então, veja todo o nosso material até o fim e descubra tudo sobre esse assunto. Continue a leitura agora mesmo!

Quais os desafios enfrentados pela saúde pública e privada no país?

Todas as pessoas já tiveram contato com alguma ineficiência ou dificuldade na hora de conseguir um atendimento público de qualidade, não é mesmo? Mas um ponto muito importante a ser levado em conta é que, quando se trata de saúde privada, os problemas tendem a ser solucionados rapidamente. Além disso, os usuários têm acesso a um serviço de qualidade muito superior e com profissionais extremamente capacitados.

Com isso, uma questão muito importante pode ser levantada: quais diferenças existem entre esses 2 modelos de serviço e o que é possível aprender com cada um deles? Esse ponto é muito importante. Veja, logo abaixo, a explicação para esse fato!

Baixo investimento em equipamentos e profissionais

Esse é um dos pontos principais para entender a gênese dos problemas envolvendo a saúde pública no país. Equipamentos em péssimo estado de conservação inviabilizam o bom andamento das atividades de qualquer centro médico. É preciso ter equipamentos mínimos, por exemplo, uma máquina de raios-X, para diagnosticar e tratar da forma mais eficaz possível.

Da mesma maneira, profissionais com baixa capacitação técnica e cursos de aperfeiçoamento também não podem oferecer o melhor aos pacientes. Rotineiramente, são protocoladas novas formas terapêuticas e técnicas médicas no panorama mundial de saúde. Utilizar procedimentos antigos só tende a gerar processos repetitivos e com baixa efetividade.

Capacitar os alunos durante o período de formação é algo que já vem sendo bem implementado nas universidades do país. Entretanto, é fundamental seguir essa linha após a inserção no mercado de trabalho da saúde pública. Por isso, ofertar cursos e treinamentos para esses profissionais é tão importante.

Desvios de verbas

Isso é um problema estrutural da saúde pública nacional. Verbas que deveriam ser destinadas a investimentos e a custeios de tratamento acabam sendo desviadas. Todo esse quadro gera perdas inestimáveis ao setor. Além de ser passível de processos judiciais, o desvio de recursos acaba por impedir que vidas sejam salvas.

Esse é um dos grandes responsáveis por haver diferenças significativas entre a saúde privada e a saúde pública. Uma gestão profissional dos recursos promove uma prestação de serviço muito discrepante, tanto em qualidade quanto em investimento na estrutura física e nos equipamentos.

Agora, vamos detalhar um pouco mais sobre o porquê de a saúde privada ter alguns atrativos muito importantes. Veja, abaixo, alguns dos pontos que explicam como o investimento nessa prestação de serviço tende a ter diversas vantagens.

Maior grau de tecnologia

Como já foi dito logo acima, a tecnologia é uma grande aliada dos serviços médicos. Afinal, a chegada de robôs que realizam cirurgias invasivas, por exemplo, retrata como as inovações tecnológicas chegaram para ficar no setor.

Maior agilidade e confiabilidade nas operações são aspectos de grande valia no campo da saúde. Além disso, há o aspecto da gestão de consultas, da marcação de exames, dentre outros pontos que são amplamente beneficiados com a tecnologia.

Facilidade na hora de marcar consultas

Conseguir um horário na agenda de um médico especialista é uma tarefa árdua no serviço público. Entretanto, o maior valor de pagamento da consulta e o maior grau de agilidade no serviço fazem com que a saúde privada não tenha essa dificuldade.

Ou seja, há uma facilidade muito maior na hora de marcar consultas. Isso é vital para um bom andamento do tratamento e para o rastreio precoce de doenças.

Profissionais capacitados

Os profissionais são um elemento-chave para a prestação de um serviço de qualidade. Na saúde privada, há uma preocupação muito grande com o treinamento contínuo dos colaboradores e parceiros da rede. Isso eleva a capacidade pessoal de cada um, além de gerar melhorias gerais para toda a rede.

Prevenção de doenças

Na saúde pública, os focos principais são o diagnóstico e o tratamento. Só que isso está na ponta da cadeia. Ou seja, é muito melhor prevenir do que tratar, não é verdade? Por isso, é necessária uma atenção especial aos públicos de maior risco e de faixa etária elevada.

A saúde privada objetiva ter um custo-benefício muito interessante. Isso quer dizer que a prevenção primária é bem mais efetiva e traz resultados benéficos ao paciente. Imagine um indivíduo que seja diagnosticado tardiamente com um quadro de câncer. Se isso fosse feito de forma inicial, os gastos com o tratamento seriam minimizados consideravelmente. No entanto, o ponto mais importante é que o prognóstico do paciente pode ser melhorado consideravelmente.

Um bom plano de saúde é o que faz com que uma pessoa tenha acesso a um serviço de boa qualidade e com uma empresa séria e comprometida com a sua saúde. A Usina do Seguro tem excelentes opções de planos acessíveis e com a força da marca Hapvida. A Hapvida é a maior operadora de planos de saúde do nordeste e com um crescimento sólido ano após ano.

Todo mundo deve procurar colocar a sua saúde como uma das principais prioridades de sua vida. Investir em um plano de saúde promove uma segurança e um acesso a serviços médicos de qualidade e com profissionais de referência. Pense nisso!

Quer conhecer nossas opções para uma saúde privada? Temos os melhores produtos do mercado e, com certeza, um de nossos planos de saúde é o mais adequado às suas necessidades. Veja, agora mesmo, nossas opções e converse com um dos consultores prontos para entender suas necessidades e propor uma solução efetiva!

Banner Fale com um especialistaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-