Saiba como aproveitar as férias para cuidar da saúde

6 minutos para ler

As férias são sinônimo de descanso, de relaxamento e de diversão. Mas você já pensou em aproveitar as suas para cuidar da saúde? Esses dias de folga são uma ótima oportunidade para colocar as pendências em dia, inclusive as que são relacionadas com a qualidade de vida e com o bem-estar.

Entendemos que com a correria do dia a dia é mais difícil adquirir hábitos de vida saudável e fazer aquele check-up médico para saber se está tudo bem. Por isso é que as férias podem ser ótimas aliadas nessa missão. Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura, pois, neste post, trazemos dicas incríveis. Confira!

Faça atividades físicas

A prática de atividades físicas não pode faltar em um estilo de vida saudável. Além de ajudar a manter o peso, ela previne doenças, deixa o corpo mais funcional, traz a sensação de bem-estar e dá condicionamento físico, que é a capacidade de fazer esforço sem se cansar facilmente.

Se você ainda não é praticante, que tal aproveitar as férias para começar? Você pode convidar a família para iniciar esse hábito e praticarem juntos alguma modalidade, como esportes, dança, musculação, treinos aeróbicos etc.

Você é do time que não curte atividades físicas? Saiba que esse momento é uma boa oportunidade para descobrir o exercício que dá prazer. Como vai sobrar um tempinho, pode testar várias modalidades até encontrar a que mais gosta.

Crie uma rotina de sono

Ter um sono de qualidade é fundamental para a boa saúde. É enquanto dormimos que o organismo faz as reparações no corpo, produz anticorpos e hormônios imprescindíveis. Quem dorme mal tem maiores chances de desenvolver estresse e ter a imunidade baixa.

Nas férias, você pode criar uma rotina para dormir para que ao voltar ao trabalho, possa usufruir dos benefícios de um sono de qualidade. Quer algumas dicas de como fazer isso? Veja:

  • crie um ambiente aconchegante;
  • desligue os aparelhos eletrônicos do quarto, inclusive o celular;
  • apague todas as luzes, pois o escuro nos ajuda a adormecermos;
  • vá deitar para dormir e acorde todos os dias nos mesmos horários;
  • faça refeições leves antes de deitar, já que o estômago pesado deixa o sono agitado;
  • faça algo relaxante antes de dormir, como ouvir uma música calma ou ler um livro.

Cozinhe refeições saudáveis

Uma alimentação equilibrada é capaz de nos deixar mais bem-dispostos, com mais saúde e bem-estar, além de prevenir e ajudar a tratar enfermidades. Por isso, é preciso cuidar do cardápio do dia a dia a fim de consumir mais alimentos naturais e menos ultraprocessados.

Durante a rotina, pode ser difícil cozinhar comidas mais saudáveis e a tentação de pegar algo pronto e não nutritivo é grande. Nesse período longe do trabalho, você pode aproveitar para resgatar a arte da cozinha e preparar as próprias refeições.

Powered by Rock Convert

Descubra novos sabores, texturas e aromas vindos de verduras, legumes e frutas. Entenda como é possível ter um menu prático e balanceado, mesmo com a rotina agitada. É um ótimo momento para se organizar e fazer marmitas saudáveis, por exemplo.

Cuide da saúde mental

Cuidar do físico é muito importante, mas não podemos nos concentrar apenas nisso e nos esquecer da mente. A saúde mental e a física estão diretamente ligadas. Quando uma não vai bem, consequentemente a outra também não.

O estresse, a ansiedade e a depressão são condições cada vez mais comuns, principalmente por conta da rotina cada vez mais atribulada. Se você já tem sintomas desses problemas, busque por ajuda profissional, pois somente dessa forma é possível tratá-los. Aliás, você sabia que dá para preveni-los? Veja algumas dicas:

  • mantenha hábitos de vida saudáveis;
  • tenha um hobbie para distrair a cabeça;
  • passe mais momentos com a família e com os amigos.

Fique por dentro dos cuidados com a saúde

Se durante os dias de trabalho fica difícil se informar sobre a saúde, agora com o tempo mais livre isso é possível. É importante ficar por dentro dos cuidados para que possamos colocá-los em prática. Busque saber mais sobre alimentação saudável, como prevenir doenças, como praticar atividades físicas etc.

Hoje em dia, encontramos esse tipo de informação facilmente pela internet. A dica aqui é procurar por sites e blogs de confiança, que tenham embasamento científico, como o nosso blog. Dessa maneira, você consegue se atualizar sobre como cuidar melhor da sua saúde e da sua família.

Faça um check-up completo

Já fez seu check-up médico este ano? Se não, aproveite as férias para fazer. O check-up é uma bateria de exames que o médico pode avaliar como está a sua saúde. Mesmo que você não sinta nada de diferente nos últimos meses, é muito importante fazer essa avaliação.

Com ela, o médico consegue detectar problemas de saúde, muitas vezes, ainda estágio inicial, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento. A frequência em que o check-up deve ser feito varia conforme a idade e a fase da vida. A seguir, confira as indicações:

  • crianças: as consultas devem começar até o 15° dia de vida do bebê. Depois, elas podem acontecer aos 2, 4, 6, 9, 12, 15, 18, 21 e 24 meses. A partir daí, as visitas podem ser semestrais até os 5 anos e anuais até os 18;
  • gestantes: assim que souber da gestação, as consultas devem ser iniciadas com a frequência mensal. Já no final da gravidez, as visitas são quinzenais ou de acordo com a orientação médica;
  • adultos e idosos: as consultas devem ser anuais.

Lembrando que essas informações valem para pessoas saudáveis e que não apresentam nenhum tipo de problema crônico ou queixa. Caso contrário é preciso seguir as recomendações do médico de confiança.

Aproveitar as férias para cuidar da saúde é o pontapé para ter uma vida mais saudável. É uma grande oportunidade para adquirir bons hábitos que devem ser levados mesmo após a volta ao trabalho. Afinal, qualidade de vida e bem-estar é importante em qualquer momento, não é mesmo?

Gostou do nosso post? Então nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece. Estamos no Facebook e Instagram!

Banner Fale com um especialistaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-