Veja como se prevenir das doenças de inverno!

6 minutos para ler

É só baixar as temperaturas que as doenças de inverno aparecem. Vários fatores influenciam nessa questão além do clima frio, como ambientes fechados e baixa umidade do ar. Tudo isso é propício para que vírus e bactérias circulem com mais frequência causando gripes, resfriados, sinusites e, até mesmo, pneumonias.

A boa notícia é que dá para se prevenir desses problemas de saúde tão comuns nessa época do ano, com algumas atitudes simples no dia a dia. Quer saber quais são? Então continue a leitura, pois, neste post, trouxemos dicas incríveis para proteger você e sua família desses inconvenientes. Vamos lá?

Beba água

Manter-se hidratado é uma recomendação que ajuda na boa saúde. Isso porque, praticamente, todo o funcionamento do nosso organismo precisa de água. Afinal, o nosso corpo é composto por, no mínimo, 60% de líquido.

No inverno, há o costume de beber menos água, já que não eliminamos o líquido por meio do suor. Entretanto, é imprescindível manter a hidratação para que o corpo funcione corretamente e possa resistir melhor ao ataque dos vírus e bactérias.

Além disso, se você já está gripado ou resfriado, reforce a hidratação para ajudar a fluidificar o muco e, consequentemente, facilitar a expectoração. Se o clima estiver muito frio, você pode apostar nos chás de frutas e de ervas para se hidratar.

Alimenta-se bem

Uma boa alimentação é mais que manter o peso saudável. É por meio dos alimentos que o organismo consegue os nutrientes para executar as suas funções. No caso do sistema imunológico, várias vitaminas e minerais são responsáveis por fazer com que as células de defesa atuem adequadamente.

Frutas, verduras e legumes são as principais fontes desses micronutrientes. Se no verão temos o costume de comer mais saladas, pois são leves e refrescantes, no inverno você pode apostar nas sopas com vegetais variados. É uma maneira deliciosa de consumir esses alimentos.

A vitamina C é uma grande conhecida na prevenção de gripes e resfriados, e isso não é a toa. Ela é uma poderosa antioxidante e ajuda na produção de glóbulos brancos que, por sua vez, atuam na imunidade. Você sabe quais são as fontes desse nutriente? Veja:

  • melão;
  • limão;
  • morango;
  • manga;
  • acerola;
  • laranja;
  • mamão;
  • goiaba;
  • kiwi;
  • brócolis;
  • pimentão amarelo.

Pratique atividades físicas

Sabemos que, no inverno, é mais complicado praticar atividades físicas, principalmente nos dias muito frios. Entretanto, esse hábito não deve ser abandonado nessa estação. Além de ajudar a manter o peso saudável, se exercitar com regularidade previne doenças e deixa o corpo mais bem-disposto.

Na imunidade, a prática regular de atividades físicas ajuda na produção de células de defesa, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico. Portanto, se você já é praticante, não deixe de fazer os seus exercícios só porque as temperaturas estão mais baixas.

Powered by Rock Convert

Agora, se você ainda não é, procure apostar nesse hábito. A dica aqui é começar aos poucos até o corpo se acostumar. Trinta minutos por dia já são suficientes para sentir os benefícios das atividades físicas. Sendo assim, entre esportes, dança, ginástica, musculação etc, procure uma modalidade que agrade

Lave cobertores e casacos

Como vivemos em um país tropical, em grande parte do ano, cobertores, edredons, casacos e roupas de inverno costumam ficar guardados. Dessa maneira, quando vamos usar é comum estarem com “cheiro de guardado”, às vezes, até com mofo por conta da umidade do guarda-roupa.

Antes de ser pego desprevenido e ter que usar um item desses em um dia frio e desenvolver uma alergia, que é super comum nessa época, lave todas as peças e coloque-as no sol para secar e tirar os ácaros. Além de ser mais seguro para a saúde, é muito gostoso dormir em roupas de cama aconchegantes e cheirosas, não é mesmo?

Deixe a casa arejada

Por mais que esteja muito frio, sempre abra as janelas a fim de deixar o ar circulando. Isso ajuda a reduzir os vírus e bactérias que causam as doenças de inverno. Imagine que alguém espirra no ambiente, se estiver tudo fechado, os vírus ficam por ali por muito mais tempo.

Além do mais, o local fechado e úmido é a condição ideal para o mofo e os ácaros se desenvolverem, causando alergias respiratórias. Portanto, não de manter a sua casa ou o ambiente que estiver bem arejados.

Mantenha a higiene

A higiene pessoal e do ambiente são fundamentais para prevenir doenças de inverno. Isso porque os vírus e as bactérias se depositam sobre a nossa pele e sobre os objetos contaminando o ambiente. A seguir, veja algumas dicas importantes:

  • cubra a boca e o nariz ao espirrar. Se não tiver um lenço, utiliza o antebraço, para que não contamine a sua mão;
  • lave as mãos várias vezes ao dia. Se estiver em um lugar onde isso não é possível, utilize o álcool em gel a 70°;
  • limpe bem a casa, removendo a poeira;
  • passe álcool em gel sobre as superfícies em que as pessoas têm maior contato, como mesas, teclados e mouses.

Tome banhos de sol

Apesar de os raios solares fazerem mal à pele, são eles que ativam a produção de vitamina D: um nutriente fundamental para a fixação do cálcio nos ossos e nos dentes e para o fortalecimento da imunidade. Sendo assim, pegar um pouco de sol todos os dias faz bem à saúde.

Para isso, fique exposto ao sol por cerca de 10 minutos diariamente, sem protetor solar. Se estiver muito frio, deixar apenas braços e pernas sem cobrir já pode ser suficiente. Não precisa sair de casa, os raios que entram pela janela também servem.

Mantenha as vacinas em dia

Manter a vacinação em dia é importante não somente para evitar as doenças de inverno, mas também para prevenir diversas outras enfermidades. Fique atento às campanhas de vacinação que incluem a vacina contra a gripe, principalmente gestantes, crianças e idosos, que são grupo de risco para desenvolver as formas mais graves do problema.

As doenças de inverno são aquelas que aparecem com maior frequência nessa época do ano. Isso porque as condições favorecem a proliferação de agentes que causam gripes, resfriados e alergias. Como prevenir é melhor que remediar, aproveite as dicas para evitar esses problemas.

Quer saber das nossas novidades em primeira mão? Então nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram!

Banner Fale com um especialistaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-