TOP 5 melhores hábitos para você envelhecer com saúde

envelhecer com saúde
4 minutos para ler

Muita gente só se preocupa com a saúde quando surge alguma doença ou complicação. Porém, esse é um assunto que merece atenção em qualquer fase da vida, em todas as idades. Essa é uma forma não só de evitar eventuais enfermidades, mas de viver mais e melhor.

Estamos falando de envelhecer com saúde. Nesse sentido, alguns hábitos simples que possam ser adotados no seu dia a dia podem ser o diferencial para alcançar esse objetivo.

Quer saber quais são eles? Neste texto, veja quais são os cinco melhores hábitos para envelhecer com saúde. Acompanhe!

1. Mantenha uma dieta equilibrada

Antes de qualquer coisa, cuidar da saúde é se alimentar bem. Afinal, a principal fonte de energia do seu corpo está no alimento que você consome. Portanto, busque sempre opções saudáveis.

Para isso, estabeleça um plano alimentar e procure segui-lo com disciplina. Esse plano deve contar com uma alimentação balanceada e intervalos adequados às suas necessidades.

Ao elaborá-lo, busque combinar diferentes tipos de nutrientes. Se necessário, procure a ajuda de um nutricionista, pois ele vai saber indicar os alimentos que são as melhores fontes para obtê-los.

2. Pratique exercícios físicos regularmente

Combinada com uma alimentação de qualidade, a prática de exercícios físicos é outro hábito importante para quem busca envelhecer com saúde. Eles têm a capacidade de melhorar o funcionamento do sistema cardiorrespiratório, evitando doenças como colesterol alto, hipertensão arterial e diabete tipo II.

Além disso, movimentar-se também é uma ótima maneira de buscar relaxamento, principalmente se a atividade física for feita ao ar livre. Assim, é possível manter corpo e mente saudáveis.

Então, pesquise, escolha e coloque em prática aquela opção que mais combine com o seu perfil. Vale fazer natação, pilates, musculação, dança, ou outro tipo de exercício. Até mesmo uma simples caminhada diária já ajuda a se manter ativo — o que não vale é ficar parado!

Powered by Rock Convert

3. Evite o consumo de álcool e cigarro

De nada ou muito pouco vai adiantar você se alimentar bem e praticar exercícios físicos, se consumir substâncias que fazem mal ao seu organismo. O álcool e o cigarro são exemplos disso. Eles são capazes de provocar doenças como Acidente Vascular Cerebral (AVC), pancreatite aguda e crônica, cirrose, câncer no pulmão, entre outras.

Sendo assim, beba esporadicamente e evite exageros na hora de tomar aquela cervejinha no final de semana com a família e os amigos. Quanto ao hábito de fumar, por ser ainda mais nocivo, deve ser abandonado.

4. Durma bem

Para envelhecer com saúde, as horas de sono também são imprescindíveis. É nesse momento que seu corpo vai recarregar as energias para o dia seguinte.

Assim, o descanso é essencial para você se sentir bem-disposto. E não se trata somente de disposição: uma noite bem-dormida também ajuda a melhorar o seu sistema imunológico.

Então, para que esse período do seu dia seja o mais proveitoso possível, busque estabelecer uma rotina. Durma e acorde nos mesmos horários. Isso contribui para que você não tenha sono durante o dia e consiga, até mesmo, render mais nas suas atividades diárias.

5. Consulte o médico periodicamente

Mesmo que você adote todos esses hábitos, somente será possível saber se a saúde vai bem se consultar um médico periodicamente. Fazer um acompanhamento é fundamental, não só para tratar doenças, mas principalmente para preveni-las.

Ainda, essa prática permite um diagnóstico precoce em caso de alguma enfermidade, aumentando as chances de cura. Portanto, faça um checkup com certa regularidade. Isso inclui a avaliação física, por meio de análises clínicas em consultas e exames de rotina. Não deixe isso para depois!

Como visto, para ter longevidade, é preciso tomar algumas atitudes simples, mas muito benéficas para o corpo e a mente. E, independentemente do estágio em que você esteja, nunca é tarde para começar a fazer isso.

Agora que você já sabe o que fazer para envelhecer com saúde, não perca tempo e coloque em prática esses hábitos. Com certeza, eles vão ajudá-lo a viver mais e com qualidade de vida!

Gostou dessas dicas? Então, que tal compartilhá-las nas redes sociais, para que seus amigos também saibam? Espalhe a informação!

Banner Fale com um especialistaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar
-