Entenda como funciona a internação hospitalar pelo plano de saúde

internacao hospitalar
6 minutos para ler

Diante do crescimento populacional e a super lotação do Serviço Único de Saúde (SUS) a preocupação em ter um plano de saúde vem aumentado cada vez mais. Com a finalidade de cobrir consultas, realizar tratamentos e obter a internação hospitalar é extremamente importante entender o benefício de cada tipo de plano.

Não é novidade que as pessoas vêm criando mais consciência sobre a necessidade de cuidar da saúde seja ela no presente ou como forma de prevenção para doenças no futuro. Desse modo, como saber qual a melhor opção de plano de saúde e como funciona a internação hospitalar?

Por isso, criamos este artigo para que você entenda tudo a respeito do assunto e tenha muito mais tranquilidade na hora de contratar o serviço. Então, separe o café e vamos a leitura!

Veja quais são os tipos de planos de saúde existentes

Abaixo nós listamos os principais tipos de planos de saúde para que veja qual se encaixa melhor à sua necessidade.

Plano de saúde individual ou familiar

Para adquirir este tipo de plano é muito comum que o indivíduo ou responsável familiar consulte diretamente a operadora de saúde ou corretor. A maior diferença entre ambos é que o valor do plano familiar acaba tendo um desconto progressivo por pessoa e o número de inclusos irá depender exclusivamente da operadora escolhida.

A partir do momento que é feita a decisão entre plano uma opção ou outra é necessário entender a quantidade de pessoas que entrarão no plano, a modalidade contratada e onde será feito o atendimento (nível regional ou Brasil).

Na opção familiar é possível entrar pais, cônjuge, filhos e enteados. Além disso, a carência é igual para todos, logo, é muito importante decidir coletivamente qual a melhor opção para não excluir a necessidade de ninguém.

Aqui é muito importante que saiba qual é a intenção de fazer o plano. Por exemplo, se sua intenção é engravidar num período curto de tempo é importante que contrate uma opção que não tenha carência de internação obstetrícia ou que tenha tal tipo de cobertura.

Plano de saúde coletivo por adesão ou empresarial

A primeira opção é feita por pessoas jurídicas que geralmente possuem sindicatos, conselhos ou associações. Já o segundo é feito por empresas que oferecem aos seus funcionários e dependes o benefício do plano de saúde. Desse modo, é necessário comprovar vínculo com uma instituição trabalhista.

Ambos são coletivos e é muito importante ver o detalhe de cada opção para entender se são vantajosas ou não. Alguns planos coletivos acabam tendo uma parcela menor que o individual, no entanto, não são em todos os casos. Ademais, outro fator muito relevante é a internação hospitalar.

Powered by Rock Convert

Assim, sempre analise o contrato e entenda se existe alguma multa por rescindir o contrato.

Plano de saúde para MEI

Quem é MEI (microempresário individual) pode possuir apenas um colaborador e nesse caso o contrato não é feito de forma individual. Ele funciona, de forma geral, como o plano empresarial, por isso, o contratante deve ficar atento à carência e valores.

Confira a Lei dos Planos de Saúde (nº 9656/98)

Existe uma Lei feita para planos de saúde a fim de que o contratante esteja protegido. De forma geral, a lei aborda os seguintes tópicos:

  • garantir, sem limite financeiro, a assistência à saúde visando a assistência médica e odontológica sendo paga parcialmente ou integralmente pela Operadora, mediante reembolso do contratante caso seja necessário;
  • para obterem funcionamento é importante que sigam as normas descritas pela ANS (agência nacional de saúde);
  • o plano médico deve cobrir exigências mínimas como internação hospitalar caso necessário, partos, tratamentos, centro de terapia intensiva, entre outros, exceto: tratamento cirúrgico experimental, procedimentos com fins estéticos, inseminação artificial, tratamento de emagrecimento para fins estéticos, fornecimento de médicos para consultas domiciliares, fornecimento de próteses que não tenham ligação com o ato cirúrgico;
  • devem ser respeitados os limites de cobertura de cada plano. Quando incluída a internação hospitalar deve ser lembrado que pode haver exclusão de procedimentos obstetrícios, pagamento de todos as despesas do paciente assim como do acompanhante caso maior de 60 anos.

Você pode conferir os demais pontos da lei no portal da câmera a fim de entender todos seus direitos. No entanto, agora que você viu que o respaldo da internação está diretamente ligada ao tipo de cobertura contratada não dá para deixar esse fator de lado, não é mesmo?

Saiba da importância de contar com uma boa operadora de saúde

Uma boa operadora de saúde pode influenciar diretamente na qualidade do serviço que irá adquirir. Além de um bom atendimento em consultas e tratamentos é muito importante que lembre da relação entre o tipo de plano e a internação.

Qualquer um está apto a ser internado pois sinistros podem acontecer, gravidez inesperada pode ocorrer e até mesmo doenças pré-existentes podem ficar mais sérias. Por isso, é extremamente importante que contate uma empresa de confiança. A Usina do Seguro oferece o Hapvida, com uma grande infraestrutura e rede para atender seus clientes.

A rede Hapvida conta com 26 hospitais próprios, 19 pronto atendimentos e 75 hapclínicas. Um bom diferencial é que sua cobertura é feita no Norte e Nordeste, sem a necessidade de pagar nenhum valor a mais por isso. E se você busca uma rede que conte com odontologia incluída, sem dúvidas essa opção é a melhor para você.

Por isso, faça seu orçamento sem compromisso e veja como é possível ter uma melhor qualidade de vida! Além de cuidar de doenças pre-existentes você também pode se prevenir, aumentando ainda mais a possibilidade de vivenciar mais momentos incríveis com quem ama.

Agora que você sabe tudo a respeito dos planos de saúde e internação hospitalar, não deixe de buscar um plano que cubra suas necessidades e caiba no seu bolso. Assim, você e seus familiares terão maior bem-estar e tranquilidade para cuidar da saúde.

Se você se interessou sobre o tema e gostaria de contratar um plano de saúde de qualidade com preços que caibam no seu bolso, então não deixe de entrar em contato conosco!

Banner Fale com um especialistaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-