Conheça 5 cuidados ao contratar um plano de saúde barato

Plano de saúde barato
6 minutos para ler

Quando falamos da contratação de um plano de saúde, o preço é uma das primeiras coisas que vêm à mente. Nesse momento, um plano de saúde barato pode ser muito atrativo, afinal, ele promete ajudar nas horas de dificuldade e não fazer tanta diferença no orçamento mensal. No entanto, essa propaganda pode enganar. Você já se perguntou quando esse barato sai caro?

Em relação à saúde, existem alguns momentos em que não podemos levar apenas o fator financeiro em consideração. Em especial, caso você esteja planejando ter filhos ou é responsável por algum jovem, vale saber que, segundo a Organização das Nações Unidas, as principais causas de mortes na faixa etária da população são preveníveis.

Por isso, é importante atentar-se ao momento da contratação de um plano de saúde. Falaremos, neste post, sobre os 5 principais cuidados que você deve ter ao procurar um plano de saúde barato. Acompanhe!

1. Cobertura geográfica

Empresas locais, sem muita experiência no ramo de planos de saúde, podem encontrar dificuldades na cobertura geográfica. Isso não é necessariamente fruto de negligência: para elas, não é viável manter um convênio a centenas de quilômetros se não há procura — e é aí que mora o perigo.

Sempre que você sentir tentação em fechar com um plano de saúde barato, questione sobre sua cobertura geográfica. Alguns são apenas locais, outros estaduais ou federais.

A recomendação é que você vá ainda mais a fundo: verifique se hospitais de referência em estados mais distantes também estão cobertos pelo plano. Afinal, não adianta nada que ele cubra uma área se poucas clínicas aceitam o convênio.

Esse cuidado é primordial durante as viagens. Quem cruza as fronteiras dos estados sem se preocupar com a cobertura do plano de saúde está correndo risco: se adoecer, conseguirá acompanhamento médico? Se sim, ele será de boa qualidade? Atente-se a isso principalmente se você tem o costume de viajar com frequência.

2. Reputação da empresa

Existem vários parâmetros que fazem com que um plano de saúde seja de boa qualidade: você consegue consultas com facilidade? Os profissionais são capacitados? Ele cobre todas as especialidades?

Alguns deles, é claro, estão disponíveis no contrato que você faz com a empresa, mas certas variáveis são subjetivas e maleáveis, só podendo ser avaliadas por outro usuário do plano.

Por isso, o boca a boca é uma das melhores ferramentas quando se suspeita de um plano de saúde barato. Converse com seus parentes, vizinhos, amigos e conhecidos. Planos de saúde de boa qualidade tendem a fazer fama e rapidamente subir no mercado. Por isso, caso você não conheça ninguém que é assistido pelo plano em questão, desconfie. Caso você conheça, não perca a oportunidade para tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Powered by Rock Convert

3. Tipos de reajustes

Quando nos deparamos com um plano de saúde barato, é importante termos em mente que o preço não vai ser sempre o mesmo. Operadoras do ramo contam com um sistema de reajuste que é predefinido em contrato e merece toda a atenção dos usuários daquele plano.

Se você tem dúvidas sobre o reajuste do plano de saúde que deseja contratar, consulte o site da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Além dessa informação, lá você também consegue um detalhamento dos seus direitos e dos dados gerais sobre saúde suplementar no Brasil.

Em relação ao reajuste, a dica é não dar bobeira e realizar uma simulação de longo prazo. Dados como idade do usuário e comorbidades clínicas podem impactar nesse valor. A consulta com um contador pode ser um investimento que salvará você de um negócio enganoso.

4. Condições da cobertura

Os planos de saúde contam com regras bem delimitadas sobre as condições para determinadas coberturas. Embora possa parecer monótono, vale a pena comparar as operadoras mais rígidas com as mais flexíveis — afinal, o maior benefício dos planos de saúde é justamente o suporte em casos que possam vir a ocorrer. Analise cuidadosamente quais operadoras oferecem uma gama maior de auxílio nessas situações.

É claro que as assistências cobertas variam de pessoa para pessoa. Se você é responsável por pais idosos, por exemplo, se preocupar com internações e doenças crônicas é uma boa estratégia. Verifique sempre os critérios de internação, os procedimentos de alto custo (como ressonância magnética e tomografia computadorizada) e o recebimento de medicamentos especializados.

5. Profissionais de referência

Se você já contratou algum plano de saúde barato, certamente procurou um profissional específico na rede e se frustrou. Geralmente os médicos superespecializados e de referência em uma área de atuação têm algumas peculiaridades: eles têm uma procura muito grande e, ainda assim, cobram caro em suas consultas. Portanto, não é viável para eles permanecer em um plano de saúde que não faça frente aos seus ganhos particulares.

Em algumas áreas, isso é fundamental. Se você já faz algum tratamento prévio, procure saber se seu médico atende pelo plano de saúde em questão. Caso a resposta seja negativa, questione-o sobre algum profissional de confiança e faça a mesma verificação. Assim você vai se assegurar de que será possível continuar recebendo assistência dentro do plano de saúde e manter a relação médico-paciente previamente estabelecida.

Quando falamos de vidas humanas, não podemos nos descuidar. Muitas vezes, o preço inicial de um plano de saúde barato é enganoso, e no longo prazo esse barato pode sair caro. Verificando as dicas que demos acima, você vai ser capaz de identificar os principais pontos de um negócio frustrante.

Se você quer um plano de saúde que cubra todos os critérios que mencionamos, podemos ter o que você procura. A Hapvida é a maior cobertura do Norte e do Nordeste, contando com mais de 26 hospitais e 75 clínicas. Entre os nossos diferenciais estão uma rede exclusiva da Hapvida, um atendimento a todo o Norte e Nordeste do país e o plano odontológico. Além disso, oferecemos planos individuais, familiares e empresariais, de modo que a saúde possa caber no seu bolso.

Tem interesse no assunto? Por que não entra em contato conosco? Estamos sempre dispostos a tirar todas as dúvidas que você tiver sobre os nossos planos!

Powered by Rock Convert
Banner Fale com um especialistaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-