Afinal, plano de saúde cobre psicólogo? Entenda aqui!

7 minutos para ler

Um número elevado de pessoas faz tratamento psicológico nos dias atuais, sendo que esse é um serviço ligado à área da saúde. Contudo, muitos ainda não sabem se existe cobertura no seu plano de saúde ou se é possível pedir reembolso após os atendimentos. Essa é uma informação relevante que deveria ser de conhecimento do público consumidor, mas, na verdade, é a causa de diversas dúvidas.

Neste post, vamos esclarecer se plano de saúde cobre psicólogo ou apresentam coberturas psicológicas e explicar o que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) diz a esse respeito. Além disso, vamos falar sobre as regras da ANS e apontar quais são as coberturas oferecidas pelos planos, bem como funcionam nos casos que exigem psicoterapia, consulta com terapeutas ocupacionais e sessões com psicólogos.

Deseja saber mais sobre as coberturas psicológicas dos planos de saúde? Prossiga!

O que a ANS diz sobre as coberturas psicológicas?

A ANS é a entidade que regulamenta os planos de saúde dá a garantia de cobertura psicológica referente às consultas com psicólogos, terapeutas ocupacionais e psicoterapeutas. Essas coberturas são obrigatórias e estão nas listas de procedimentos mínimos que devem estar incluídos em todos os serviços oferecidos pelas operadoras de planos de saúde. Mas existem algumas restrições que você verá a seguir.

Quais são as regras sobre as coberturas psicológicas?

Inúmeros profissionais especializados em saúde mental não aceitam a cobertura dos planos de saúde. Dessa forma, cabe ao usuário analisar se o profissional do seu interesse consta na lista de referências, se existem condições para o reembolso e o que o plano de saúde realmente oferece. O reembolso pode ocorrer no prazo de 30 dias, conforme as regras do plano.

Para conseguir reaver os valores, será necessário apresentar nota fiscal, documentos comprobatórios da utilização do serviço e que a quantia esteja de acordo com a tabela do contrato do plano de saúde. Cada operadora tem as suas próprias regras, por isso, vale a pena conferir se é necessário o encaminhamento feito por um médico de outra especialidade para ter direito ao reembolso.

O atendimento psicológico precisa estar registrado como alternativa do seu plano de saúde para usufruir dos benefícios. São as cláusulas do contrato que garantem o acesso aos serviços de saúde mental. Se estiver previsto no instrumento de contratação, você terá direito aos atendimentos e sessões do mesmo modo que acessa consultas médicas com clínicos gerais ou especialistas.

Quais são as coberturas oferecidas pelos planos de saúde?

As restrições existem nas 3 modalidades cujas coberturas são obrigatórias. No caso dos atendimentos psicológicos, são cobertas pelo plano de saúde 40 sessões anuais, ou seja, 1 consulta por semana. Todavia, o paciente deve ter um diagnóstico primário o secundário apontando os seguintes problemas de saúde:

  • transtornos de humor;
  • transtornos de desenvolvimento psicológico;
  • transtornos delirantes, esquizotípicos e esquizofrenia;
  • síndromes comportamentais relacionadas a problemas fisiológicos ou fatores físicos.

Por outro lado, a cobertura obrigatória é de 12 sessões anuais para os casos acima mencionados, incluindo mais os diagnósticos primários ou secundários de transtornos neuróticos, ou referentes ao estresse, transtornos da infância ou adolescência, transtornos comportamentais e mentais decorrentes do uso de substâncias psicoativas, ou transtornos de desenvolvimento psicológico, demência ou retardo.

Como funcionam as coberturas psicológicas?

As coberturas psicológicas foram criadas para ajudar os pacientes a lidarem com os seus traumas, desconfortos, limitações, medos, emoções, entre outros. Os problemas psicológicos causam déficit de atenção, depressão, crises de ansiedade, síndromes de pânico e outras enfermidades mentais. Veja abaixo um pouco sobre a função dos profissionais que ajudam a melhorar a vida das pessoas por meio de tratamentos!

Psicoterapia

O psicoterapeuta ajuda os seus pacientes a superar situações difíceis da sua vida. A psicoterapia é um dos tipos de terapia utilizado para tratar problemas de saúde mental, dificuldades de relacionamento, ansiedade, depressão, etc. A sua linha de tratamento refere-se ao psiquismo, sendo indicada para reestabelecer o funcionamento psíquico do paciente.

Com os atendimentos, o paciente consegue entender as causas dos problemas psicológicos e encontra recursos para trabalhar os seus problemas. Além do mais, ele desenvolve novas formas de agir na sociedade, redefine os traços da sua personalidade e consegue solucionar questões pontuais de cunho existencial.

Terapeutas ocupacionais

O terapeuta ocupacional desenvolve o tratamento aplicando atividades de trabalho e lazer para distúrbios físicos ou mentais. Os especialistas melhoram a capacidade das pessoas de interagir aumentando sua autoconfiança. O terapeuta ocupacional aplica o tratamento depois da consulta prévia e de definir o método mais adequado para cada caso.

Consultas ou sessões com psicólogos

O psicólogo auxilia o paciente no enfrentamento dos seus bloqueios e medos, trabalhando para que ele supere as suas dificuldades e os seus desconfortos. Esse profissional estuda as funções mentais e o comportamento do indivíduo para compreender as suas atitudes e reações. Ele analisa os processos biológicos e fisiológicos, além de explorar diversos conceitos relativos à personalidade, motivação, inteligência e muito mais!

Todos esses profissionais têm liberdade para definir se vai trabalhar por convênio, plano de saúde, particular ou reembolso. Quando o atendimento é particular, o paciente escolhe o profissional de acordo com a especialidade dele, contrata os serviços e combina as formas de pagamento.

Já no atendimento por plano de saúde, os serviços constam no rol da ANS, e as operadoras fornecem a lista de profissionais habilitados. O paciente entra em contato com o profissional e agenda a consulta de acordo com o procedimento da operadora. Os profissionais que atendem pelo plano de saúde não cobram pelos atendimentos.

Porém, se o usuário quiser escolher um profissional que não faz parte da lista, deve verificar com antecedência se pode obter o reembolso. Se o plano não apresentar psicólogos cadastrados, o sistema de reembolso é a saída para não ficar sem o atendimento. O reembolso ocorre com a realização das sessões e o repasse dos gastos à operadora do plano de saúde.

O atendimento psicológico por convênio depende da afiliação em entidades ou associações que oferecem essa alternativa. Normalmente existem profissionais da área para atender membros filiados às mais diversas organizações por preços mais acessíveis.

Enfim, agora você já sabe que plano de saúde cobre psicólogo e já consegue entender diversos aspectos desses atendimentos! As operadoras oferecem planos de saúde variados, com diferentes preços e coberturas, razão pela qual é dever do usuário conferir os termos do contrato antes de fazer a assinatura. Nem todos os planos apresentam esse tipo de cobertura, mas ela é muito importante nos dias de hoje!

Gostaria de obter mais informações sobre o tema? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-