Plano de saúde para crianças: o que avaliar para contratar a melhor opção

6 minutos para ler

Contar com um plano de saúde para a criança traz inúmeros benefícios. Entre eles, a possibilidade de contar com um atendimento qualificado por meio de um contrato prático, a garantia de um investimento preciso que trarão segurança para contextos desafiadores, facilidade para marcar consultas e ainda a possibilidade de contar com atendimento de urgência e emergência.

No entanto, existe a necessidade de entender sobre os principais pontos que devem ser avaliados para que se faça a escolha da melhor opção, além de buscar por uma empresa que transmita confiança e que tenha expertise no mercado de atuação.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda o que é preciso ser analisado no momento da escolha. Boa leitura!

Cobertura do plano

Ao escolher um plano de saúde, independentemente para quem for usufruir de seus benefícios, existe a necessidade de avaliar inicialmente qual é a sua cobertura. Nesse sentido, é preciso identificar qual é a diferença existente entre a cobertura total e também a de coparticipação. No caso da primeira opção, na mensalidade paga por você estarão inclusos exames, internações, cirurgias, consultas diversas e outros procedimentos variados.

Ou seja, é a garantia de que as suas necessidades serão atendidas sem precisar pagar nada além do que já é previsto. Já no caso dos planos que contam com coparticipação, o valor mensal a ser pago será relativamente menor, mas com a necessidade de pagar uma quantia tabelada para os procedimentos a serem feitos, que serão adicionados no mês referente a sua consulta/internação etc.

Na cobertura, deve-se avaliar ainda quais são as ambulatoriais e hospitalares. Na primeira alternativa, a abrangência está relacionada apenas com atendimentos de urgência e emergência. Na segunda, compreende-se qualquer tipo de internação ou procedimento que seja necessário durante determinada ocasião.

Abrangência

Para analisar a abrangência do plano de saúde para crianças, existe a necessidade de entender a princípio quais são as suas necessidades e qual é a realidade de sua família para uma contratação efetiva. Em situações nas quais se viaja com certa frequência pelos mais diversos motivos, é mais indicado optar pela cobertura que complementa todo o estado ou país.

Além disso, é preciso verificar a cobertura do plano em outras cidades. Há alguns, por exemplo, que só oferecem atendimento de urgência e emergência. Sendo assim, com o objetivo de que a sua família e as suas crianças sejam assistidas em caso de viagens, analise essas questões e opte por aquele que mais vá trazer benefícios para a sua realidade.

Comprovação de vínculo

Outro ponto de atenção no momento de contratar um plano de saúde para crianças está relacionado com o fato de haver a necessidade de comprovar vínculo com o seu dependente. Muitas vezes, mesmo para quem não tem filhos, há uma relação próxima com algum ente que contribui para o desejo de acrescentá-lo como beneficiário do plano.

A ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar regulamenta tópicos que configuram como a possibilidade de serem acrescidos como dependentes. Entre eles, parente de 1º ou 3º graus (filhos, sobrinhos etc.) ou parentes por afinidades, como enteados.

Powered by Rock Convert

Para que a criança seja inclusa, existe a necessidade de trazer a comprovação de que esse vínculo existe, permitindo com que ela tenha direito aos benefícios e a cobertura do que é contratado.

Reputação da empresa

Assim como em qualquer outro tipo de contratação de fornecedores, é preciso avaliar qual é a reputação do plano de saúde pesquisado. Hoje, com o crescimento contínuo das redes sociais, é possível analisar qual é a experiência de outras pessoas com aquele contrato, permitindo verificar situações consideradas abaixo das expectativas por clientes e também aqueles contextos que a marca se destacou por trazer um atendimento de qualidade.

Analise as redes sociais, sites de reclamação e busque por referências a pessoas próximas para que a sua pesquisa seja mais precisa, além de entender se a operadora de fato tenha estrutura para arcar com o que é oferecido.

Pergunte a conhecidos se os processos foram de fato respeitados e cumpridos, além de verificar se a empresa está registrada na ANS. Caso você tenha dúvidas em relação a esse último ponto, existe a possibilidade de acessar o próprio site da Agência e fazer uma pesquisa detalhada sobre os diferentes aspectos da empresa, além de conferir qual é a avaliação feita que testa a qualidade dos serviços oferecidos.

Reajustes

O plano de saúde infantil é até os 18 anos. Após esse período, é previsto nos contratos das operadoras um reajuste dentro de um período específico. Nesse sentido, para uma contratação eficaz, analise o contrato do produto, entenda qual é a mudança ocorrida e em quanto tempo ela é necessária. Além disso, verifique se os valores cobrados não são abusivos, uma vez que isso refletirá na credibilidade da empresa.

Uma dúvida comum entre os pais e responsáveis está em entender qual quantia é considerada acima da faixa — a penúltima cobrada não pode ser seis vezes maior do que a primeira.

Valores

Por fim, é preciso entender ainda sobre os valores dos planos de saúde. Aqui, vai haver uma variação de acordo com as suas necessidades, a cobertura exigida e também a abrangência. Independentemente de qual é aquele requerido, é preciso verificar o custo-benefício. Busque por uma operadora que traga serviços de qualidade, mas que ofereça um bom preço com reajustes dentro da faixa.

Analise, ainda, o que diz o contrato sobre a idade em que a criança pode ser considerada dependente, caso essa seja a escolha. Em grande parte dos casos, esse período compreende entre as idades de 21 e 25 anos, mas vai depender de qual é a sua operadora e quais são as especificidades de cada empresa.

Neste conteúdo, você pôde entender de forma mais precisa o que é preciso considerar na contratação de um plano de saúde para crianças. Nesse sentido, saiba que contar com uma corretora de seguros contribuirá significativamente para uma escolha mais efetiva de acordo com o que você procura, além de optar por aquele plano que de fato trará ganhos para você e sua família.

Caso tenha ficado interessado, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e saiba mais sobre isso!

Banner Fale com um especialistaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-