Veja como funciona plano de saúde para estrangeiros

plano de saúde para estrangeiros
6 minutos para ler

Um relatório publicado pela OMS em 2018 aponta que, entre 2010 e 2015, houve um crescimento de 20% dos imigrantes no Brasil. Tal dado mostra a importância do plano de saúde para estrangeiros, já que nem todos conseguem ser atendidos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Muitos estrangeiros chegam aqui, inclusive, de países europeus, mostrando quanto nosso país se mostra receptivo e cheio de oportunidades. Na América Latina, o Brasil está entre os três países que mais recebem imigrantes, ficando atrás apenas da Venezuela e Argentina.

Seja o calor, opções de trabalho ou busca por estudos, é muito importante para qualquer estrangeiro ter um plano de saúde, a fim de manter-se saudável e protegido em qualquer situação de doença ou acidente. Desse modo, criamos este artigo para tirar todas as dúvidas a respeito do assunto. Vamos lá?

Obrigatoriedade para estrangeiros

Assim como outros países, desde 2015, o país adotou uma medida aprovada pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Deputados para a contratação de, pelo menos, um seguro viagem para estrangeiros. Isso é válido para pessoas com visto de turista, de trânsito e temporário.

Vale ressaltar que tal seguro deverá cobrir todas as despesas médicas, odontológicas e translado de corpo em casos de sinistro. Além disso, caso o estrangeiro utilize o Sistema de Único de Saúde, o seguro deverá ressarcir os gastos realizados pelo Governo. A seguir, entenda mais sobre o assunto e como as pessoas de fora do país podem se proteger.

Como funciona o plano de saúde para estrangeiros no Brasil

Ao reconstruir a vida em um novo país é necessário considerar a saúde. Infelizmente, algumas pessoas pensam tanto no trabalho que cuidar de si mesmo acaba por ficar em segundo plano. No entanto, problemas de saúde crônicos ou doenças preexistentes são bastante comuns e devem ser tratadas.

Além disso, problemas como a mais nova pandemia do Coronavírus (Covid19) mostra que o SUS pode exceder sua capacidade, sendo possivelmente necessária a ida a um hospital privado. Desse modo, é extremamente relevante que estrangeiros tenham um plano de saúde completo.

Com a finalidade, portanto, de atender a essa parte da população, as operadoras têm criado diferentes opções de planos de saúde para estrangeiros no Brasil. De maneira resumida, tais planos funcionam como os de nativos brasileiros, inclusive os empresariais (sendo de responsabilidade da empresa que contratou o estrangeiro).

O tipo de cobertura também é semelhante e vai de acordo com a necessidade do indivíduo, seguindo as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), podendo ser tanto regional quanto nacional. Outra opção a ser escolhida também é uma cobertura ambulatorial, hospitalar e até mesmo obstetrícias, para as futuras mamães. Viu como é importante estar protegido? Então, entenda a seguir como o plano de saúde se diferencia do seguro viagem e a quais pontos se atentar.

Powered by Rock Convert

Diferenças entre um plano de saúde e seguro viagem

Muitas pessoas ainda confundem a diferença entre o que faz um plano de saúde e um seguro viagem. O primeiro é uma opção totalmente completa, na qual existe assistência para consultas de rotina e internações. Isto é, se você mora no Brasil e quer cuidado total, o mais recomendado é ter um plano de saúde.

Já o seguro viagem é uma opção para emergências, que cobre consultas esporádicas com médicos a fim de resolver um problema pontual. Isso significa que o tratamento médico será feito basicamente para que o paciente tenha condições de voltar para sua casa, sem intervenções prolongadas.

Além de que, o seguro saúde está mais focado em resolver problemas como perda ou extravio de bagagem, cancelamento de voo e perda de pertences pessoais. Ou seja, se está de passagem pelo país por apenas alguns dias, o seguro viagem poderá ser uma boa opção, já que não haverá a necessidade de cuidar frequentemente de um problema de saúde.

No entanto, caso você passe mais tempo, é interessante ter acesso a toda cobertura de um plano de saúde. Por isso, coloque no papel o que precisa e decida o que faz mais sentido para seu momento de vida. Agora que você entendeu a diferença entre ambas opções, saiba como contratar um plano de saúde. Continue a leitura e não perca nenhum detalhe.

Como contratar um plano de saúde

Existem diferentes empresas especializadas em planos de saúde e algumas, até mesmo, específicas em serviços para estrangeiros. Vale a pena lembrar de que o contato é desburocratizado e deve ser feito pelo próprio beneficiário, com sua documentação pessoal e um endereço brasileiro válido.

As opções podem cobrir tanto coberturas individuais quanto familiares, de acordo com o que for adquirido. Além disso, é possível escolher por atendimento ambulatorial, exames, consultas etc. Ou seja, os planos vão de coberturas mais simples às mais completas.

Para isso, basta falar diretamente com a operadora de saúde ou um corretor que possa apresentar a melhor opção para sua necessidade. Os valores também são bastante distintos, já que tudo depende do tipo de cobertura escolhida, número de pessoas que estarão no plano etc. Por isso, nada melhor que conversar com quem entende do assunto, certo?

Por isso, vale lembrar da importância de contatar uma organização que tenha qualidade seja reconhecida no mercado, a fim de evitar possíveis dores de cabeça. Por isso, pesquise com amigos, conhecidos e busque informações por meio de conteúdos relevantes.

Agora que você sabe mais a respeito do plano de saúde para estrangeiros, não vai deixar de contratar o seu, não é mesmo? Por isso, se estiver em dúvida entre essa opção e um seguro viagem, preste atenção no tempo de permanência no país e também nas suas necessidades. Ademais, quando chegar em uma conclusão, busque por uma empresa que tenha reconhecimento no mercado e que ofereça as melhores condições para sua necessidade.

Se você gostou deste artigo e viu a importância de contratar um bom plano de saúde, então, não deixe de entrar em contato conosco. Além de ter experiência no mercado temos planos com preços que cabem no bolso e atendimento rápido!

Banner Fale com um especialistaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-