O que avaliar antes de contratar um plano de saúde particular? Entenda

6 minutos para ler

Quando se fala em plano de saúde particular, cada dia surgem mais opções no mercado, variando entre coberturas, taxas e vantagens adicionais oferecidas. O que é bom, por um lado, pois dá uma grande margem de escolha para o consumidor, mas pode gerar muitas dúvidas na hora de decidir qual a alternativa mais adequada às suas necessidades.

Além disso, como saber se a operadora do plano em questão é confiável e que você ou sua família poderão contar com os serviços quando precisarem? Pois bem, pensando nessas questões, elaboramos este conteúdo com os principais critérios que devem ser avaliados na hora de escolher um plano de saúde particular. Acompanhe a leitura e confira!

Formas de contratação

Um dos primeiros passos na hora de escolher um bom plano de saúde é pesquisar bastante para entender como funcionam as formas de contratação de cada modalidade disponível. O preço é um ponto importante a ser considerado, mas não é o único aspecto que você deve ter em mente.

Saiba o que cada operadora oferece e como funciona o processo de contratação. Existem empresas que só permitem a assinatura presencialmente, outras que exigem uma infinidade de procedimentos burocráticos e, ainda, algumas que permitem que todo o cadastro seja feito pela internet. É claro que, antes de fechar negócio, deve-se considerar outras questões que mostraremos nos próximos tópicos.

Preços e necessidade mensal

Ao entrar em contato com um corretor para escolher o melhor plano de saúde particular, o profissional fornecerá uma lista com todas as variedades que oferecem o que você e sua família precisam. Com base nessa lista, faça uma análise dos preços e pergunte se há a possibilidade de tornar a opção que você gostou mais barata.

Outro aspecto importante é que não adianta contratar um plano de saúde particular individual muito caro — e que ofereça todo o tipo de cobertura — se você o usará pouco ou se não terá condições de mantê-lo com o decorrer do tempo.

A dica é: verifique sua disponibilidade financeira mensal para investir na segurança e na saúde familiar e se você usará muito ou pouco o convênio. Atualmente, existem tanto planos individuais quanto familiares bastante completos com coparticipação, isto é, nos quais você paga somente por uma mensalidade que cabe no seu bolso e um percentual adicional por procedimento realizado.

Sem dúvida, essa é uma ótima alternativa para quem utiliza pouco. Porém, se você pretende utilizar os serviços com mais frequência, existem também ótimos planos de saúde particulares com mensalidade fixa que podem acabar ficando mais em conta.

Reajustes

Esse é um dos critérios mais importantes a serem considerados na hora de contratar um plano de saúde particular, pois muitas operadoras aplicam reajustes exagerados que fazem com que pessoas percam suas condições de bancar o serviço, deixando-as desamparadas e podendo contar apenas com os serviços precários do SUS.

Dado o contexto, antes de contratar os serviços de uma operadora é preciso verificar suas políticas de reajuste, assim como os valores, à medida que os usuários migram de uma categoria para outra.

Normalmente, os planos particulares — individuais e familiares — são divididos em dez diferentes faixas de reajuste, sendo elas:

Powered by Rock Convert
  • do nascimento aos 18 anos de idade (bebês, crianças e adolescentes);
  • dos 19 aos 23 anos de idade (da adolescência ao início da fase adulta);
  • dos 24 aos 28 anos de idade (jovens adultos);
  • dos 29 aos 33 anos de idade.

E assim por diante, sendo reajustados de quatro em quatro anos até a terceira idade avançada.

É importante destacar que, para evitar que as pessoas sofram com reajustes abusivos à medida que ficam mais velhas, o valor da mensalidade da penúltima categoria — na qual ela se enquadra no momento — não pode ser seis vezes superior ao da primeira.

Na prática, funciona da seguinte forma: digamos que um plano de saúde particular na faixa de até 18 anos seja R$100. Um indivíduo com 59 anos — que utilize o mesmo plano — não pode pagar mais que R$600.

Períodos de carência

Se você ou alguém de sua família tem necessidade de contar com procedimentos médicos específicos, é muito importante conhecer precisamente como funcionam os períodos de carência, assim como as formas de acomodação em situações de internação dos planos oferecidas pelas operadoras.

Verifique as normas definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em relação às carências, pois todas as operadoras devem cumprir com suas regras. Existem planos de saúde particulares individuais que podem oferecer ótimas opções de carências, com diferenciais de atendimento.

Lembrando, é claro, que os tipos de acomodações proporcionadas pelo plano é um dos fatores que mais influencia no preço. Algumas comodidades, como quarto particular e banheiro privativo, podem onerar bastante o valor do serviço.

Índices de reclamações e pesquisas

Graças à popularização da internet, hoje em dia além de não precisar sair de casa para contratar um plano de saúde particular, você também pode conferir a reputação e credibilidade das operadoras fazendo pesquisas diretamente de seu smartphone.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar oferece um ranking com as melhores operadoras do Brasil, que pode ser consultado por qualquer consumidor a qualquer hora e em qualquer lugar diretamente em seu site. Além disso, a ANS permite que você cheque o índice de reclamações das prestadoras de serviços.

Essas informações são fundamentais na hora de decidir qual o melhor de plano de saúde para você e sua família. Não hesite em pesquisar bastante antes de fechar negócio.

Como você pôde conferir neste conteúdo, existem diversos critérios importantes a se avaliar antes de tomar a decisão de contratar um plano de saúde particular, em especial pelo fato de hoje em dia existirem muitas opções disponíveis no mercado. Preço, de fato, é um ponto crucial, mas quando se trata da saúde e da segurança de sua família é preciso tomar muitos cuidados, principalmente com a reputação da empresa e as políticas de carência, reajustes e coberturas oferecidas.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Então entre em contato conosco e conheça uma modalidade de plano de saúde particular que se enquadre perfeitamente às suas necessidades!

Banner Fale com um especialistaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-