Por que beber água é importante? Confira aqui!

6 minutos para ler

Você sabe por que beber água é importante? A ingestão desse líquido é fundamental para garantir o bom funcionamento de todos os nossos órgãos.

A quantidade ideal de consumo por dia é de, no mínimo, dois litros, mas isso varia de acordo com a idade e o peso. O problema é que muitas pessoas negligenciam essa questão e deixam esse hábito de lado no seu dia a dia.

Além de hidratar, a água também é responsável por transportar os nutrientes para diversas partes do nosso corpo. Percebeu por que você não pode deixar de consumi-la?

E não pense que sucos e outras bebidas industrializadas substituem os benefícios da água, muito pelo contrário! O consumo em excesso dessas bebidas pode acarretar problemas de saúde, como obesidade, sobrepeso, doenças crônicas não transmissíveis etc.

Neste artigo, separamos alguns benefícios de consumir a quantidade ideal de água todos os dias a fim de que você entenda por que ela é tão importante para o seu organismo. Acompanhe!

Por que beber água é importante para o nosso bem-estar?

Você só tem a ganhar ao consumir água todos os dias na quantidade certa. Conheça as vantagens que ela proporciona ao organismo!

Prevenção de câimbras

Quando ocorre um desequilíbrio hidroelétrico nos músculos, sofremos uma contração involuntária nessa região.

Isso é o que chamamos de câimbra. Uma boa forma de evitá-la é garantindo a quantidade necessária de água para os músculos, pois esse líquido ajuda a manter o bom funcionamento das células presentes no corpo.

Proteção dos rins

Quem já teve cálculo no rim sabe o quanto a dor é grande. A água tem um papel fundamental na proteção desse órgão.

Isso porque ela consegue melhorar a circulação sanguínea, facilitando, assim, a excreção de nutrientes que não são necessários para o organismo.

Quando você bebe água continuamente, faz com que seus rins trabalhem melhor, pois o volume de sangue será maior.

Dessa forma, os rins conseguem agir sem sobrecarga, podendo exercer o seu trabalho de “limpar” o sangue de maneira eficiente.

Desintoxicação do corpo

Quando a hidratação (consumo adequado de água) é feita corretamente, todas aquelas substâncias consideradas tóxicas e prejudiciais que abrem caminho para o aparecimento de doenças são eliminadas.

Em suma, podemos afirmar que a água ajuda a proporcionar uma espécie de faxina interna que garante o equilíbrio hídrico do nosso corpo, banindo tudo aquilo que prejudica a nossa saúde.

Melhor funcionamento do intestino

Uma das principais recomendações para quando o intestino não está funcionando direito é o consumo de fibras e água.

No entanto, se você consumir mais fibras do que água, o efeito reverso é provocado, ocasionando problemas com intestino preso.

A água é responsável por lubrificar as paredes do intestino e auxilia na deslocação do bolo fecal, evitando o desenvolvimento de gases e a constipação.

Absorção de nutrientes

A água também é responsável por absorver e realizar o translado de nutrientes para todo o nosso corpo.

Quando não ingerimos a quantidade adequada, o sangue se torna mais denso e, devido a isso, diminui a sua eficiência no transporte dos nutrientes importantes para as nossas células, como minerais e vitaminas.

O plasma (que nada mais é que a parte líquida do sangue) deve ser correspondente a 55% do sangue.

A falta de água diminui essa proporção, fazendo com que as células não recebam todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.

Regulagem da temperatura do corpo

Quando você realiza qualquer tipo de atividade física ou, então, quando o dia está muito quente, o seu corpo tende a transpirar bastante, certo?

Pois bem, isso acontece para que o organismo possa regular a temperatura corporal e, assim, evitar que o corpo esquente muito e sofra alterações térmicas bruscas.

No entanto, repor essa quantidade de água no organismo é muito importante para evitar problemas com a desidratação.

Quais são as consequências de não ingerir a quantidade de água certa?

Como você pôde perceber, as pessoas só têm a ganhar ao ingerir a quantidade adequada de água por dia.

O problema é que nem todos sabem os benefícios que ela proporciona e, devido a isso, levam uma rotina sem a hidratação necessária.

O que isso pode causar? Listamos as principais consequências a seguir. Confira!

Aumento do peso

Não ingerir água na quantidade certa interfere diretamente no seu aumento de peso, sabia? Isso ocorre porque o hábito de beber água adequadamente faz com que a atividade no sistema nervoso aumente e, em consequência disso, eleva-se o nível de gasto de energia.

Embora a água não seja a “fórmula secreta” para resolver os problemas de excesso de peso, ela auxilia quem deseja emagrecer.

Ao ingerir água durante o dia, você consegue manter o seu estômago “cheio”, ou seja, ele estará mais satisfeito e, por isso, o consumo de comida diminuirá.

Pele ressecada

Não podemos deixar de mencionar um dos principais sinais da falta de água no nosso organismo: o ressecamento da pele.

Um líquido intersticial que fica presente entre as células é responsável por auxiliar na sustentação da derme. É por isso que a falta de ingestão de água faz com que a pele fique flácida, ressecada e sem viço.

Quando ela não está hidratada o suficiente, demora a voltar ao seu estado natural quando sofre uma distorção.

Por exemplo, se você ganha um beliscão e a pele demora a se recompor, é sinal de que está faltando água no seu organismo.

Constante dor de cabeça

Embora as dores de cabeça constantes possam estar relacionadas ao desenvolvimento de enxaqueca, saiba que isso também pode ser um sinal que o seu organismo emite para avisá-lo de que é preciso beber mais água.

Como o cérebro é envolto por líquido, a hidratação inadequada e, consequentemente, a diminuição do líquido protetor fazem com que o indivíduo sinta grandes desconfortos na cabeça.

Agora que você já sabe por que beber água é importante, pode começar a mudar a sua rotina a fim de garantir uma melhor qualidade de vida para você e toda a sua família.

Para facilitar o desenvolvimento desse hábito, invista na aquisição de garrafinhas fáceis de transportar na bolsa, no carro e em qualquer lugar que você estiver.

Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar as suas experiências? Deixe tudo aqui nos comentários!

  • porque beber água é importante
  • porque beber água é importante
  • porque beber água é importante
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-