Afinal, qual é a importância do prontuário médico para o paciente?

prontuário médico
7 minutos para ler

Como se trata de um documento ao qual o profissional da saúde geralmente tem mais acesso do que o paciente, talvez você não pense nisso, mas o prontuário médico também é muito importante para você. Segundo a Resolução 1.638/2002, do Conselho Federal de Medicina (CFM), ele é um “conjunto de informações, sinais e imagens geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada”.

Portanto, nele, estão registrados todos os dados relativos à sua condição física e psicológica, podendo ser consultado pelos mais diversos profissionais que venham cuidar da sua saúde. Isso explica a sua relevância, uma vez que o prontuário permite que você tenha todo o seu histórico médico documentado, facilitando os atendimentos que tenha que fazer, por exemplo.

No entanto, além desse, há outros fatores que explicam a importância do prontuário médico para o paciente. Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura!

Os benefícios que o prontuário médico garante

Como mencionado, o prontuário médico é capaz de reunir todas as informações, sinais e imagens, além de acontecimentos e situações vivenciadas pelo paciente. Ele ainda contém o histórico da assistência que já lhe foi prestada.

Assim, pelos simples fato de estar relacionado à saúde, ele é, por si só, um assunto de grande relevância. Porém, são vários os benefícios que esse documento oferece ao paciente. Vamos a eles.

Mantém registrado todo o histórico do paciente

Aqui está o principal benefício que um documento simples como o prontuário médico pode proporcionar a você. Afinal, manter registrado todo o histórico sobre a sua saúde é o maior dos objetivos dele — e isso permite uma comunicação oficial entre os profissionais da equipe multidisciplinar sobre a sua condição. Dessa forma, pode-se garantir que nenhuma informação se perderá.

Além disso, trata-se de um documento legal que, inclusive, serve como referência para assuntos administrativos, legais e financeiros. Para você ter uma ideia, a concessão de um benefício previdenciário pode depender dele.

Agrupa todas as prescrições médicas

Sabe aquele momento da consulta com um médico em que ele pergunta quais remédios você já tomou para determinada doença, e você não consegue se lembrar exatamente de todos? Pois essa situação pode ser evitada por meio da análise do seu prontuário médico.

Isso acontece porque, além de todos os atendimentos, os exames, internações e procedimentos cirúrgicos, esse documento também contém as prescrições já indicadas ao paciente. Com ele em mãos, a chance de o profissional da saúde ter informações incompletas ou equivocadas são quase nulas, garantindo maior segurança nos tratamentos aplicados.

Acompanha a evolução médica

Ter um controle da sua própria condição de saúde é fundamental, inclusive para garantir bem-estar e, assim, qualidade de vida. Esse é outro benefício do prontuário: o acompanhamento da sua evolução médica.

Por meio dele, pode-se saber, por exemplo, as doenças hereditárias e complicações que o paciente já teve anteriormente. Isso possibilita não só uma escolha mais adequada quanto ao tratamento (no caso de uma reincidência), como também um monitoramento mais efetivo da recuperação.

Powered by Rock Convert

Auxilia no diagnóstico de determinadas condições

O prontuário médico oferece ao profissional da saúde dados que podem auxiliar no diagnóstico de determinadas condições de saúde. Isso porque, no processo de descoberta de uma doença, é muito importante que se faça uma conexão entre a situação atual e a anterior já vivida pelo paciente.

Assim, a recorrência de picos de pressão arterial em um curto período de tempo, por exemplo, por estarem registrados a cada manifestação, permite supor a existência de um quadro de hipertensão. A consulta a essas informações é, então, facilitada por meio do documento.

O direito de acesso ao prontuário médico

Pode ser que você nunca tenha tido interesse em conhecê-lo, mas o prontuário médico é um documento cujo acesso pelo seu titular é um direito garantido constitucionalmente. Isso se deve, principalmente, ao fato de que ele é um documento do próprio paciente, uma vez que contém dados de seu interesse.

Ainda, essa é uma prerrogativa assegurada pelo Código de Ética Médica. A norma que rege a atuação dos médicos, em seu artigo 70, veda que o profissional da saúde deixe “de fornecer laudo médico ao paciente, quando do encaminhamento ou transferência para fins de continuidade do tratamento ou na alta, se solicitado”.

Além disso, se você tentar obter o seu registro, mas for constatada a perda ou o extravio dele, esse fato deve ser informado à autoridade policial, que elaborará um boletim de ocorrência. O que explica essa obrigação é exatamente o fato de o documento conter dados pessoais seus.

O acesso ao documento deve ser disponibilizado por um plano de saúde de qualidade

Uma vez que é um documento de seu interesse, ao contratar um plano de saúde privado, você deve sempre prezar por aquele que disponibilize ao beneficiário o acesso ao seu prontuário médico. Isso demonstra transparência na relação entre a operadora e o cliente, trazendo mais segurança para ambos.

No plano ofertado pela Hapvida, esse direito é garantido. Ao adquiri-lo, você tem acesso a todo o histórico dos atendimentos já feitos. A vantagem disso está na organização da sua agenda, pois, com ele, é possível ter o controle sobre a necessidade de repetir exames de rotina, por exemplo. Dessa forma, você garante que a sua saúde estará sempre em dia!

Outro benefício da contratação desse plano é que, caso não se recorde do nome de determinado profissional que tenha lhe atendido em uma ocasião, é possível consultar essa informação no seu próprio prontuário. Assim, você pode escolher por se consultar ou fazer exames com o seu médico preferido.

Dessa maneira, você deve ter compreendido não apenas o que é o prontuário médico, mas também a importância dele para o paciente. Ele é um documento que permite que você e o profissional da saúde que o atenda conheçam o seu histórico, sabendo as prescrições já feitas e acompanhando a sua evolução. Tudo isso auxilia no diagnóstico de alguma condição anormal.

Você deve ter visto também que o acesso ao seu próprio registro é fundamental, tanto para questões burocráticas quanto para o simples conhecimento de informações de seu interesse. Trata-se, assim, de um direito seu. Por isso, procure garanti-lo, inclusive, quando estiver contratando um plano de saúde, pois esse serviço deve servir para facilitar a sua vida, além de atender às suas condições e à de sua família, concorda?

Se você quer contar com esse e vários benefícios, entre em contato com a gente, conheça os planos de saúde da Hapvida e surpreenda-se!

Banner Fale com um especialistaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-