[ESTENDER + 1000] 5 DICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL EM TODAS AS IDADES

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Quem nunca passou por uma situação estressante e acabou tendo reflexos em sua saúde? Ainda, sofreu por maus hábitos alimentares que prejudicaram a energia? A fim de garantir uma maior qualidade de vida, é necessário seguir alguns hábitos como cuidar da saúde física e mental, por exemplo. Logo, é muito importante conscientizar-se sobre o assunto.

Dito isso, é importante ressaltar que algumas atividades diárias podem fazer toda a diferença na qualidade de seu sono, em sua digestão e até mesmo em algumas doenças mais críticas como ansiedade e depressão. Portanto, devemos começar desde cedo a prestar atenção nesses detalhes a fim de ter uma vida saudável.

A propósito, você já sabe como conquistar esse objetivo? Caso precise de algumas dicas, nós elencamos neste artigo as principais orientações para ajudar nessa missão. Então, não perca nenhum detalhe na leitura a seguir. Vamos lá?

1. Pratique atividade física regularmente

Manter o corpo em movimento é um dos melhores hábitos que podemos manter durante a vida. O sedentarismo é prejudicial tanto para a parte física quanto mental. Para o primeiro, ficam claros os motivos, já que quanto mais sedentário menos resistência imunológica e física a pessoa terá. Além de ter menos massa muscular o que é essencial para fortalecer todo o corpo.

Já para o segundo, é importante ressaltar que quando realizamos algum exercício, alguns hormônios são liberados, como a endorfina. É com ela que temos a sensação de bem-estar e relaxamento e, por isso, a atividade física é um ótimo aliado para pessoas quem têm depressão, por exemplo.

O ideal é praticar atividades físicas de forma regular, ou seja, como parte do seu dia a dia. Isso não quer dizer que é preciso pagar uma academia ou fazer qualquer tipo de atividade que não seja prazerosa. Preocupe-se apenas em deixar o corpo bem ativo e, de preferência, fazendo aquilo que seja agradável, como caminhar todos os dias, andar de bicicleta, correr na rua etc.

Em tempos de Coronavírus, você pode continuar se exercitando, sabe como? Alguns aplicativos como o Queima Diária oferecem diferentes tipos de treino, desde aqueles específicos para determinadas regiões, como abdômen, ou gerais para perda de peso. É possível treinar em sua casa com um ótimo profissional orientando e isso tudo por meio do smartphone, tablet, computador ou até mesmo TV.

Caso não possa ter despesas do tipo, busque por canais que ofereçam treinos gratuitos, como a instrutora Carol Borba. Além de produzir vídeos, também é possível acompanhar as lives dos treinos que ela faz. Não é demais?

2. Alimente-se de forma equilibrada

Outra regra para alcançar a longevidade de forma saudável é prestar mais atenção ao que comemos. Muitas vezes, a correria da rotina dificulta essa tarefa, por isso, a recomendação é justamente ficar mais atento. Uma saída bastante proveitosa é se consultar com uma nutricionista, pois além de entender sua necessidade, ela também prescreverá quais os melhores alimentos para se manter saudável.

Ainda, alguns profissionais utilizam aplicativos para que você gerencie sua dieta, veja lista de alimentos substitutos, receitas para fazer em casa e até mesmo anotar sua rotina para entender quais são as maiores dificuldades.

Caso você não consiga se consultar com uma nutricionista ou nutróloga, uma das melhores práticas que pode ser adotada é reduzir o consumo de alimentos industrializados. Assim, dar preferência a tudo o que é fresco e natural.

Assim, certamente seu corpo funcionará melhor, já que ele será alimentado com nutrientes essenciais (vitaminas, minerais, fibras etc.) e não com aditivos químicos (como conservantes e corantes). Além disso, uma alimentação balanceada e consciente, inclusive, é capaz de ajudar a prevenir doenças.

Para completar, beber água com regularidade é outro ponto fundamental para favorecer o bom funcionamento de todo o organismo. Um cálculo médio deve ser feito para saber a quantidade mais aproximada a ser ingerida. Por exemplo, para cada quilo deve ser bebido 35ml de água. Logo, por exemplo, se você pesa 60kg deverá consumir em torno de 2,1l de água por dia.

3. Descanse

Ainda que todas as atividades cotidianas ajudem a manter a cabeça ocupada e o corpo ativo, o descanso também é extremamente importante para uma vida saudável. O grande problema é que nem todo mundo consegue ter boas noites de sono, seja pela falta de tempo (quando não descansam o suficiente), seja pela dificuldade de relaxar completamente durante esse período.

Como consequência, a energia não é renovada e fica mais difícil cuidar da saúde física e mental. Sensações como desgaste, estresse, irritabilidade e fadiga começam a se tornar comuns e podem até desencadear um quadro mais grave. Sendo assim, o sono é outro fator que deve ser uma prioridade. Dormir, pelo menos, de 6 a 9 horas (com qualidade) é uma média recomendável para acordar com disposição para cumprir as tarefas do dia seguinte.

Contudo, como conseguir ter uma boa qualidade de sono ainda que por pouco tempo? Bem, o primeiro de tudo é saber reduzir a velocidade dos pensamentos antes de ir para a cama, a fim de acalmar a mente e prepará-la para as horas de sono.

Portanto, você pode adotar algumas medidas que ajudem seu corpo a serenar, como:

  • desligar o celular, pelo menos, 30 minutos antes de ir para a cama;
  • tomar um chá de camomila para aquecer o corpo e relaxá-lo;
  • utilizar algum aplicativo de mediação guiada para relaxar a mente (alguns apps bastante conhecido são o Medite.se e o Lojong) ou vídeos no YouTube como o canal Dormir Relaxar & Meditar;
  • ter um ambiente que estimule a tranquilidade e o sono;
  • utilizar de óleos essenciais como o de lavanda, pingando 1 gota em cada lado das têmporas e massageando a fim de relaxar.

4. Faça terapia

Vivemos uma grande variedade de emoções ao longo da vida: tristezas, alegrias, frustrações, angústias, preocupações, insatisfações, entre tantas outras. Então, nem sempre é fácil lidar com tudo isso com tranquilidade, concorda?

É natural se sentir confuso ou perdido entre tantos sentimentos que, às vezes, aparecem até mesmo juntos. Principalmente as fases de mudanças costumam exigir maior equilíbrio emocional, o que pode fazer com que a ajuda de um profissional seja indicada para preservar o bem-estar e a saúde mental.

Por isso, fazer terapia pode ser uma ótima alternativa. Nela, é possível conversar com um profissional que escute todas suas queixas e não o julgue por nada (o que é muito difícil quando desabafamos com pessoas próximas que conhecem nossa vida por completo, não é mesmo?).

O intuito das sessões com o psicólogo é entender como mudar hábitos prejudiciais e entender por que algumas questões são mais difíceis de serem lidadas que outras. No entanto, caso sinta que ainda assim não está totalmente bem, é importante lembrar de que pode buscar ajuda com um psiquiatra. Muitas pessoas ainda acham um tabu a visita a tal profissional, mas nada é mais importante que sua saúde. Portanto, nada de preconceitos, ok?

5. Encontre um hobby

Provavelmente, você já ouviu aquele ditado que diz que “cabeça vazia é oficina do diabo”. Essa é apenas uma forma descontraída de dizer que manter a mente ocupada com boas coisas normalmente afasta os pensamentos e sensações ruins. Para isso, um ótimo conselho é encontrar um hobby para ter mais momentos prazerosos. As obrigações da casa, da escola ou do trabalho precisam ser realizadas, mas investir na sua satisfação também é um tipo de cuidado consigo mesmo.

Tocar um instrumento, cuidar de plantas, cozinhar ou qualquer outra atividade que proporcione prazer não deve ficar de fora da sua vida. Nesse momento do Coronavírus, diferentes empresas liberaram cursos gratuitos, aulas em lives no Instagram e até visitas online em museus mundo a fora.

Por isso, aproveite o tempo consigo mesmo para entender o que você gostaria de aprender. Além de poder conhecer uma habilidade que jamais havia explorado e que domina, também poderá espairecer a cabeça de problemas que antes poderiam trazer angústias.

6. Faça check-up regularmente

Muitas pessoas só vão ao médico quando sentem algum sintoma, assim, se esquecem da importância de se manter ciente sobre as taxas do sangue e tantos outros exames importantes. Quando um paciente espera algum sintoma para buscar um profissional, dependendo de seu caso, pode haver mais complicações que se houvesse acompanhamento desde o início do problema.

Para evitar desgastes mais intensos e problemas de saúde mais sérios, não negligencie a importância de visitar o médico regularmente. Por exemplo, anualmente, as mulheres devem visitar a ginecologista, que pedirá alguns exames básicos para avaliar a saúde.

Um ponto importante a se destacar é que você pode optar por fazê-los gratuitamente no SUS ou contratar um plano de saúde que cubra tanto exames quanto idas ao médico e tratamentos. Ou seja, existe opção para todos os perfis, portanto, cuide de si!

7. Procure notícias positivas

Com o Coronavírus, ficou evidente quanto notícias ruins afetam nossa saúde mental, não é mesmo? Temos jornais mostrando 24 horas o efeito do vírus, pessoas morrendo, aumento no número de infectados etc. Não bastando isso, seguimos com reportagens sobre problemas na política, no mercado de trabalho, no meio ambiente etc.

Logo, como conseguir estar são com uma avalanche dessas? Bom, uma forma de conseguir relaxar um pouco é buscar por informações que sejam alegres e atraentes para sua rotina. Se possível, leia algum livro inspirador, assista a vídeos no YouTube que façam você rir ou converse com aquele amigo com quem você não fala há anos.

Outra opção é assistir séries de comédia ou filmes que mostrem o lado bom da vida e quanto podemos ser gratos por tudo que temos. Assim, fica muito mais fácil de mantermos nossa sanidade em meio a tantas informações ruins o tempo todo. Existem várias opções para melhorar ainda mais seu bem-estar, por isso, esteja esforçado em buscá-las para melhorar seu humor, saúde e energia.

Agora que você sabe como cuidar da sua saúde física e mental, basta adotar algumas medidas essenciais para que seu dia a dia seja mais tranquilo, como ter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos, descansar bem, fazer uma terapia, encontrar um hobby, fazer check-up anual e buscar notícias positivas. Assim, sua vida fluirá com muito mais qualidade.

Se você ainda tem dúvidas, entenda a importância de ter um plano de saúde e saiba mais a respeito desse assunto!

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