O histórico da saúde pública no Brasil

saúde pública no Brasil
6 minutos para ler

Apesar de contarmos com um sistema de saúde pública no Brasil, sabemos que na prática esse serviço oferecido pelo governo está longe de ser o ideal. Demora para o atendimento, falta de leitos, espaços mal conservados e, às vezes, até mesmo descaso por parte dos agentes de saúde são alguns dos problemas mais enfrentados pela população que depende do serviço.

O Ministério da Saúde no país foi criado na década de 50 e foi a partir daí que começaram os esforços para a criação de um sistema público de saúde. No entanto, foi a Constituição criada em 1988 que determinou que a saúde é um direito de todo cidadão e cabe ao Estado oferecer o serviço. Com isso, em 1990 o SUS (Sistema Único de Saúde) foi regulamentado por meio de uma lei federal.

Apesar de a criação do SUS ter sido um avanço, existem muitos problemas que precisam ser contornados, principalmente no que diz respeito à agilidade do atendimento. Por isso, cada vez mais as pessoas recorrem aos planos de saúde privados.

Por que contar com um plano de saúde?

Infelizmente, nunca sabemos quando teremos uma emergência relacionada à saúde, o que pode ser uma doença que precise de tratamento ou, até mesmo, um acidente. E isso vale não apenas para o caso de adultos, mas crianças e idosos também — o que torna a situação mais complicada se levarmos em consideração que a saúde deles é um pouco mais frágil.

Para enfrentar esse tipo de situação, nada é mais indicado do que poder contar com um plano de saúde, que, além de oferecer um atendimento mais rápido e especializado, facilita o atendimento de urgências e tratamentos. Ou seja, ao contrário do sistema público, um paciente de plano privado não precisa se preocupar em encarar longas filas e espera que pode durar meses para conseguir marcar consulta com um especialista.

Um ponto que costuma causar muitas dúvidas é quanto ao preço dos planos de saúde. Por conta da popularização do serviço, ou seja, mais pessoas contratando planos privados, os preços tendem a se tornar mais democráticos, permitindo o acesso de uma maior faixa da população. Além do mais, existem diversas operadoras que oferecem o serviço e também diferentes tipos de planos que se encaixam em diferentes perfis de renda.

Quem se preocupa em viver uma vida com maior qualidade sabe que a saúde deve ser tratada como prioridade. Afinal, atividades básicas do dia a dia, como se locomover, por exemplo, podem ser comprometidas com a falta de acompanhamento adequado de profissionais de saúde. Ou seja, o valor pago a um plano de saúde nunca deverá ser considerado como um gasto, mas sim um investimento em qualidade de vida.

Quais são as vantagens do plano?

Se cuidar da saúde é fundamental para o bem-estar de qualquer ser humano, esse motivo já é mais do que suficiente para alguém considerar investir em um plano de saúde. No entanto, existe uma infinidade de benefícios extras que podemos listar como vantagens. Entre eles, destacamos os seguintes.

Fácil acesso aos serviços de saúde

Imagine que hoje você tem uma emergência médica e precisa de uma consulta com um médico oftalmologista. Quanto tempo será necessário para conseguir o atendimento desse especialista na rede pública de saúde? Quando se tem um convênio, o acesso aos serviços médicos é muito mais rápido, o que significa menos riscos para você.

Powered by Rock Convert

Atendimento adequado e agilizado

No que diz respeito à qualidade, os hospitais particulares, assim como as clínicas de exames e consultórios médicos, oferecem infraestrutura adequada e de qualidade. Afinal, quem procura atendimento médico também busca o mínimo de qualidade e conforto, não é mesmo?

Acompanhamento com o mesmo médico

Tendo um plano de saúde, você tem diversas opções de médicos de diferentes especialidades, podendo escolher o profissional que desejar. E em casos de tratamentos, o que envolve muitas consultas, será muito mais fácil fazer todo o acompanhamento com um mesmo médico.

Tranquilidade para toda a família

Quando dizemos que a saúde é um assunto importante, isso quer dizer que todos os membros da família precisam ter acesso a bons serviços. Do bebê que acabou de nascer ao idoso, toda a família merece contar com a qualidade e tranquilidade que, infelizmente, somente os serviços de planos de saúde oferecem no Brasil.

Pode ser feita portabilidade

O que poucas pessoas sabem é que, assim como nos serviços de telefonia, é possível também fazer a portabilidade de um plano de saúde. Na prática, isso significa que, se você estiver insatisfeito com o serviço prestado, é possível mudar para o plano de outra empresa de saúde facilmente, sem burocracias. O processo é simples e regulamentado pela ANS (Agência Nacional de Saúde).

Possibilidade de escolha

Assim como em qualquer outro serviço, os planos de saúde também variam de acordo com a empresa escolhida. São diferentes tipos de coberturas e tipos de serviços, assim como também preços variados — o que é ótimo para os consumidores que têm toda a liberdade para escolherem o que esteja de acordo com suas necessidades e bolso também.

Atendimento de urgência

Nunca se sabe quando será necessário um atendimento de emergência, como em casos de acidentes, por exemplo. Em um plano de saúde, as urgências também são prioridade, inclusive, contando com serviços de remoção terrestre e, até mesmo, usando outros meios de transporte mais rápidos, como helicópteros, por exemplo.

Como encontrar o plano ideal?

Antes de contratar um plano de saúde, o indicado é fazer pesquisas de mercado para identificar os tipos de serviços, coberturas e, claro, preços também. Analise também o que é descrito nos contratos, limites como carências e possíveis custos extras que você poderá ter por usar serviços específicos.

Certifique-se também de como é feito o atendimento de urgência/emergência, como é feito o reajuste de preços das mensalidades, possíveis multas por cancelamento, entre outros detalhes. Quanto mais pesquisas você fizer, maiores serão as chances de contratar um plano adequado para toda a família.

E se você gostou deste post sobre saúde pública no Brasil e está interessado em conhecer um plano de saúde referência no mercado, entre em contato conosco agora mesmo!

Banner Fale com um especialistaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar
-