Veja como evitar diabetes com estas 4 dicas

como evitar diabetes
4 minutos para ler

Apesar de ser uma doença bastante conhecida, nem todo mundo sabe como evitar diabetes. Na verdade, a genética pode ser determinante para o seu surgimento, mas outros fatores também podem favorecer o problema.

Portanto, nada melhor do que se informar sobre o assunto para atuar na sua prevenção, não é mesmo? Por isso, leia o post a seguir e conheça algumas dicas para adotar na sua rotina!

Por que a diabetes acontece?

A doença é causada pela diminuição do metabolismo do açúcar no organismo da pessoa. As células passam a não absorver bem a glicose dos alimentos, o que provoca um aumento da sua concentração no sangue.

Normalmente, isso ocorre pela falta (ausência ou insuficiência) de insulina, o hormônio responsável por facilitar essa absorção.

Outro detalhe relevante é que existem dois tipos de diabetes, o tipo 1 e o 2. O primeiro acontece quando o pâncreas simplesmente para de produzir a insulina, sendo comum em crianças e adolescentes.

Já o tipo 2 é o mais frequente e atinge, principalmente, pessoas com mais de 40 anos. Nesse caso, o pâncreas fica sobrecarregado por algum motivo e começa a apresentar uma produção insuficiente do hormônio.

Como identificar seus sintomas?

Uma das características mais comentadas sobre a doença é o fato de ser silenciosa. Ou seja, muitas pessoas têm diabetes e nem sabem disso.

Ainda que a avaliação médica seja o ideal para diagnosticar o caso e indicar o tratamento mais adequado, existem alguns sintomas que podem criar um alerta no paciente. Confira alguns dos principais sinais de que o problema pode ser uma realidade:

  • emagrecimento sem nenhuma causa aparente;
  • muita sede, mas com sensação de boca seca constante;
  • urina em excesso;
  • cansaço frequente;
  • formigamento;
  • pés machucados, frequenemente com feridas que não curam;
  • visão embaçada;
  • sonolência fora do normal.

Ao perceber qualquer alteração nesse sentido, é aconselhável procurar um profissional especializado — de preferência, um endocrinologista. Pessoas com histórico familiar da doença ou que apresentam os fatores de risco (obesidade, hipertensão, colesterol alto, sedentarismo etc) precisam ficar ainda mais atentas.

Que tipos de cuidados ajudam a prevenir a doença?

Por mais que os tratamentos e medicações sejam eficazes no controle da diabetes, o melhor mesmo é atuar na sua prevenção, certo? Então, não deixe de seguir algumas dicas no seu dia a dia:

1. Fazer atividade física

Afastar o sedentarismo é uma obrigação para quem quer se ver livre da diabetes. Para isso, o indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é praticar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana — o que, inclusive, ajuda a reduzir o acúmulo de gordura e a obesidade.

2. Controlar a alimentação

Seguir uma alimentação equilibrada e nutritiva já é um grande passo para evitar a diabetes. A questão é que muitas pessoas não se importam com o que ingerem e acabam consumindo açúcar em excesso sem saber.

Nesse aspecto, a principal dica é se conscientizar de que o açúcar não é apenas aquele pó branco que colocamos no café. Milhares de alimentos são ricos em carboidratos, como os pães, biscoitos, bolos, arroz, batata, entre outros.

Os industrializados também são cheios de ingredientes que “disfarçam” a composição de alta carga glicêmica. Logo, é bom procurar um nutricionista para tentar seguir uma dieta mais saudável e que não ofereça grandes riscos à saúde — para se ter uma ideia, até algumas frutas precisam ser consumidas com moderação devido a seus açúcares.

3. Dormir bem

Quem não preza pela qualidade de sono também tem maiores chances de desenvolver a doença — isso porque noites mal dormidas tendem a diminuir o ritmo metabólico, desequilibrando a produção dos hormônios (como a insulina).

4. Afastar o estresse

Cada vez mais é importante se preocupar com o estresse, uma sobrecarga emocional e física que pode causar diversas complicações. Uma delas é aumentar o risco de diabetes, seja pelo aumento do nível do cortisol ou pelo desenvolvimento de hábitos prejudiciais.

Enfim, mantendo uma vida regrada e saudável será bem mais fácil prevenir a doença, afastando até mesmo outros tipos de problemas.

Gostou das nossas dicas de como evitar diabetes? Se você se preocupa com o seu bem-estar, aproveite para ler mais e aprender sobre a importância de ter um plano de saúde!

Banner Fale com um especialistaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar
-