Veja os cuidados que você deve ter com a sua pele no verão

cuidados com a pele
4 minutos para ler

A pele é o maior órgão do nosso corpo e, se houver qualquer problema com ela, o organismo inteiro é prejudicado. Por isso, devemos sempre manter os cuidados com a pele no verão, principalmente por essa ser uma época com mais calor e raios solares mais fortes.

Certas medidas são essenciais para não danificá-la a curto e longo prazo, já que os raios solares podem causar diversas doenças e problemas, como o câncer de pele e o envelhecimento precoce.

Então, para conhecer alguns cuidados que podem fazer toda a diferença e manter a sua pele bonita e saudável neste verão, continue lendo este post!

Quais são os principais perigos dos raios solares?

Os raios solares podem parecer inofensivos, mas trazem em si os raios ultravioletas, que penetram as camadas da pele e causam danos ao DNA das células. Isso pode até causar as mutações que levam ao tão temido câncer de pele!

As pessoas de pele branca produzem menos melanina, portanto, possuem menos defesas contra o sol. Consequentemente, pessoas negras têm uma proteção maior, e estão menos propensas a desenvolverem câncer de pele.

Ainda assim, a recomendação é que se evite a exposição ao sol das 10h às 16h, horário em que sua luz está mais forte. Até porque, além das chances de desenvolver câncer de pele, outros problemas podem surgir, como:

  • desidratação;
  • feridas;
  • queimaduras;
  • insolação;

Como posso ter cuidados com a pele no verão?

Use protetor solar

Esse é um instrumento importantíssimo para a pele, e deve ser utilizado todos os dias. Passe-o, pelo menos, meia hora antes de se expor ao sol, para que a pele absorva o produto. E não deixe de reaplicá-lo após duas horas.

Powered by Rock Convert

Em bebês, a utilização só está liberada a partir dos 6 meses de idade, já que o produto tem muitas substâncias químicas. Quanto ao FPS (Fator de Proteção Solar), o recomendado é que seja maior que 30.

O produto deve conter proteção contra UVA e UVB, que são tipos diferentes de raios ultravioletas. E tome cuidado com cicatrizes e tatuagens, que também devem ser protegidas com o protetor ou por meio de adesivos ou esparadrapos.

Escolha as roupas certas

O uso de roupas claras de algodão são as mais recomendadas, porque bloqueiam a maior parte dos raios — ao contrário das sintéticas, como o nylon, que absorvem menos, permitindo que a maior parte dos raios entre em contato com a pele.

Nas praias ou piscinas, o uso de chapéus, bonés, viseiras, e óculos escuros não pode ser deixado de lado. Isso diminui a exposição da pele e dos olhos, protegendo-os do sol. Outra proteção essencial é o guarda-sol, que é bom ser de lona ou de algodão, para também absorver um pouco dos raios.

Cuide da hidratação

Os cuidados com a hidratação corporal também são essenciais para manter a saúde na época do verão. E é importante salientar a importância de que ela seja feita não só superficialmente, mas também de dentro para fora.

O calor faz com que a transpiração seja mais frequente, diminuindo a quantidade de água no corpo. E isso prejudica a pele, deixando-a ressecada. Por isso, devemos utilizar hidratantes tópicos, além de tomar cerca de 3 litros de água por dia, para combater a desidratação e o ressecamento da pele.

E aí, está pronto para tomar todos os cuidados com a pele no verão? Não descuide da sua saúde e aproveite as férias com segurança!

E agora, se gostou deste post, aproveite para nos seguir em nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas novidades! Estamos no Facebook e no Google+.

Banner Fale com um especialistaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

1 comentário em “Veja os cuidados que você deve ter com a sua pele no verão

  1. Muito bom essas informações, ressaltando uma observação eu fui a uma hematologista e clínica geral ela me disse o seguinte o horário de 10 h à 16h é prejudicial à saúde porém se você se expor nesse horário que seja de 15 minutos para ativar a vitamina D no organismo sem prejudicar a pele, e se for sair nesses horários novamente colocar o protetor solar.

Os comentários estão fechados.

-